Panorama da pandemia do coronavírus no Hospital é tema do Pequeno Príncipe Conhecimento - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Panorama da pandemia do coronavírus no Hospital é tema do Pequeno Príncipe Conhecimento

Essa foi a última aula do ano desta iniciativa que promoveu 17 encontros on-line sobre diferentes assuntos relacionados ao cuidado de crianças e adolescentes ao longo de 2021
28/12/2021

O cenário da pandemia do coronavírus e o histórico desde o primeiro caso registrado no maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil foram apresentados em um encontro on-line. Essa aula também marcou o encerramento das atividades em 2021 do projeto Pequeno Príncipe Conhecimento que, ao longo do ano, promoveu 17 eventos on-line com assuntos voltados à saúde infantojuventil.

Profissionais do Pequeno Príncipe tiveram a oportunidade de compreender melhor a situação atual por meio de dados. O encontro foi conduzido pela coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) e do Centro de Vacinas do Hospital, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino; e pelo vice-diretor-técnico e coordenador de Ensino e Pesquisa a instituição, Victor Horácio de Souza Costa Júnior.

Fase de diminuição de casos
Mesmo diante de um período crítico ao longo do ano, a boa notícia que os números mostram é a fase de redução de casos. Este cenário favorável é consequência da vacinação. A boa adesão à vacinação de adultos e adolescentes reflete na redução dos casos em crianças. “A maioria dos casos que temos registrado agora são de pacientes que fazem parte de famílias que não se vacinaram”, destaca a pediatra Heloisa que também é membro do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e presidente da Regional Paraná da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm-PR).

“Com certeza a cobertura vacinal faz toda a diferença, mas ainda é preciso que a população se mantenha alerta e seguindo as medidas não farmacológicas, como uso de máscara e higiene das mãos. Os esporádicos eventos adversos são leves e autolimitados. Vale ressaltar a importância de completar o esquema de duas doses com as vacinas COVID-19 e dose de reforço, quando recomendada,  pois somente desta forma será alcançada a  adequada resposta imunológica,” acrescenta a profissional.

Evolução do vírus e dos cuidados
Entre crianças que se contaminaram com SARS-CoV-2, os profissionais de saúde perceberam que no começo da pandemia, com as cepas Alpha e Beta, a contaminação começava a apresentar sintomas no terceiro ao quinto dias. Com a Delta, foi possível observar que esse período de incubação ficou mais tardio, com apresentação de sintomas no oitavo ao nono dia.

“Apesar de teorias diferentes envolvendo a infecção do coronavírus em crianças, que seria de uma outra geração menos patogênica do que em adultos, o que se sabe hoje é que tosse, espirro, fala, respiração, especialmente em uma distância menor de 2 metros, são fatores de risco importantes para a contaminação. Vômito e procedimentos que geram aerossol também acabam sendo fatores de transmissibilidade, assim como as fezes. Por isso, a importância de as famílias intensificarem os cuidados de higiene neste momento”, afirma o infectologista pediátrico Victor, que também é mestre em Educação e doutor em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e recém-eleito presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria (SBP/PR) para o triênio 2022–2024.

O profissional acrescenta que o coronavírus faz com que o paciente tenha uma manifestação sistêmica da COVID-19. “Na população pediátrica, percebemos uma diferenciação muito grande da doença. Apesar da grande maioria apresentar quadros clínicos pulmonares, tivemos crianças que desenvolveram síndrome nefrótica, quadro de diabetes e os casos de miocardite, sequelas cardíacas. Diante disso, implantamos um ambulatório de cardiologia específico para pacientes pós-COVID-19, qualificando a assistência e evitando a mortalidade por complicações trazidas pela doença no médio e longo prazo”, finaliza.

+ Notícias

06/06/2025

Plantas nativas são reintroduzidas em bosque do Pequeno Príncipe Norte

Iniciativa considerada rara reafirma compromisso da instituição com o meio ambiente e incentiva a biodiversidade na área
05/06/2025

Como a crise climática afeta a saúde infantil?

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Pequeno Príncipe reforça que cuidar do planeta é cuidar da saúde das crianças
29/05/2025

Como criar uma rotina saudável para crianças e adolescentes?

Hospital Pequeno Príncipe destaca alguns pilares importantes para o desenvolvimento de meninos e meninas
27/05/2025

Congresso Criança 2025 supera meta de atualização máxima

Com um saldo de intenso aprendizado, conexões e inspiração, o evento se encerra como um marco para o Hospital Pequeno Príncipe
26/05/2025

Veja as impressões de quem está no Criança 2025

O evento segue unindo olhares atentos para o que realmente importa: cuidar com excelência, ciência, empatia e escuta
25/05/2025

Terceiro dia do Criança 2025 integra ciência, prática clínica e humanização

Evento reúne especialistas do Brasil e do mundo em torno de um cuidado mais humano, atualizado e integral para crianças e adolescentes
Ver mais