Fones de ouvido em excesso pode causar lesões na audição

Notícias

Uso de fones de ouvido em excesso pode causar lesões no aparelho auditivo

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os sintomas mais comuns nestes casos e orienta como usar equipamentos da forma correta
03/11/2021
fones de ouvido
O uso de fones de ouvido merece cuidado desde a infância.

O uso excessivo de fones de ouvido durante a pandemia é mais uma questão que pode trazer problemas para a saúde de crianças e adolescentes. O Hospital Pequeno Príncipe alerta que, se isso não for feito com controle e no volume adequado, lesões definitivas no aparelho auditivo podem surgir. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas viverá com algum grau de perda auditiva até 2050. A estimativa é de que esse risco atinja 50% da população entre 12 e 35 anos de idade, com perda de audição cumulativa provocada pelos novos hábitos.

Um chiado constante no ouvido pode ser um sinal de alerta de problemas auditivos. De acordo com o otorrinolaringologista Rodrigo Pereira, do Hospital Pequeno Príncipe, esse é o principal sintoma que crianças e adolescentes apresentam ao utilizar os fones de forma inadequada. Os equipamentos viraram presença quase obrigatória em casa, na qual os pequenos estão em idade escolar: aulas on-line aliadas a mais tempo dentro de casa, fazem os fones serem mais requisitados.

É comum que achem que ter dificuldade para ouvir seja o principal sintoma da perda auditiva. “Entretanto, isso ocorre com o passar dos anos e implica em uma série de fatores. Cuidados com o volume e o tempo de exposição aos fones ajudam a evitar os danos”, alerta o especialista. A maior parte dos aparelhos, quando chega a pouco mais da metade, atinge os 85 decibéis recomendados. Desta forma, a recomendação é usar o equipamento por, no máximo, oito horas.

O otorrinolaringologista alerta também o olhar especial às crianças, que geralmente não vão se queixar de algo no ouvido. “Percebemos que as crianças começam a usar os fones cada vez mais cedo e isso pode adiantar os sintomas de uma lesão mais grave. Então, os responsáveis precisam prestar atenção em algo fora da rotina dos pequenos”, finaliza o médico.

Evite problemas com os fones de ouvido!

fones de ouvido

Confira algumas dicas do especialista para a saúde auditiva dos pequenos
– Mantenha o volume da metade para baixo da potência do aparelho.
– Caso consiga ouvir o som do fone da criança e/ou adolescente, é preciso abaixar o volume.
– Sempre que possível, evite o uso do fone, especialmente para as aulas on-line.
– Invista no descanso auditivo, pois isso favorece a saúde dos ouvidos.
– Higienize os fones, pois eles carregam bactérias e podem gerar infecções.

Serviço de Otorrinolaringologia

A otorrinolaringologia é a especialidade médica que trata, pesquisa e acompanha problemas relacionados aos ouvidos, nariz, garganta e cirurgia cervicofacial. O Serviço Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe é referência em todo o país pela complexidade dos casos tratados. Os profissionais realizam desde cirurgias de amígdalas e adenoides até implantes cocleares, cirurgias de laringe e base de crânio.

  • Confira, no vídeo a seguir, tudo o que você precisa saber sobre perda auditiva:

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

03/05/2024

Iniciam as obras do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO

O espaço foi destruído em um incêndio ocorrido em outubro de 2023
02/05/2024

Livro infantil auxilia na prevenção da violência contra crianças

O lançamento da obra marcou o início da Campanha Pra Toda Vida, promovida pelo Hospital Pequeno Príncipe desde 2006
30/04/2024

Pequeno Príncipe reúne investidores para prestar contas

O apoio da sociedade tem sido fundamental na história do Hospital para viabilizar atendimentos de qualidade a crianças e adolescentes que dependem do SUS  
26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
Ver mais