Pequeno Príncipe inaugura o Parque das Esculturas – Ciências para a Vida - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe inaugura o Parque das Esculturas – Ciências para a Vida

O espaço, que em breve será aberto ao público, reúne obras da escultora Elizabeth Titton e de outros importantes artistas
29/06/2021
O Parque das Esculturas – Ciências para a Vida é uma importante contribuição do Pequeno Príncipe à sociedade curitibana.

Curitiba ganhou um novo espaço ao ar livre e com esculturas de aço de grandes proporções. A área, batizada como Parque das Esculturas – Ciências para a Vida, inaugurada no dia 26 de junho, está localizada no terreno que vai abrigar o Pequeno Príncipe Norte, no bairro Bacacheri, e será aberta para visitação pública em breve.

O Parque das Esculturas reúne 21 peças da exposição “Muirapiranga”, doadas pela escultora Elizabeth Titton, além das obras “Tigre esmagando a cobra”, do artista paranaense João Turin, e “Passagem”, do escultor Alfi Vivern, nascido na Argentina e radicado no Brasil. “Cuidar da saúde é também cuidar da alma. E a arte é uma das formas de trazermos esse cuidado”, pontua José Álvaro da Silva Carneiro, diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe.

José Álvaro da Silva Carneiro, diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, e Ety Cristina Forte Carneiro, diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe: “Cuidar da saúde é também cuidar da alma. E a arte é uma das formas de trazermos esse cuidado”, reitera José Álvaro.

Muirapiranga é o nome de uma árvore amazônica, de madeira vermelha e muito similar ao pau-brasil. Com grandes dimensões e formas que remetem à natureza, as obras criadas pela artista são feitas em aço corten. Esse tipo de material tem propriedades anticorrosivas e garante três vezes mais resistência que o aço comum. As peças parecem portais e obeliscos, ou seja, dialogam perfeitamente com o ambiente em que estão expostas agora. “Como artista, agradeço ao Pequeno Príncipe por ter esta visão de como a arte é parte da vida; precisamos de comida para alimentar o corpo, o cérebro com conhecimento e a alma com arte”, diz Elizabeth Titton. As obras foram expostas, em 2019, no Complexo Cultural Funarte São Paulo.

Em breve, o Parque das Esculturas – Ciências para a Vida vai se tornar uma nova opção de lazer para quem vive na capital paranaense. “Ter a exposição da Elizabeth Titton enriquecendo nosso jardim das esculturas é extremamente inspirador e um legado que o Pequeno Príncipe está deixando para a comunidade”, destaca Ety Cristina Forte Carneiro, diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe.

A inauguração foi realizada no dia 26 de junho.

 

O Pequeno Príncipe Norte
O Parque das Esculturas está localizado no terreno que vai abrigar o Pequeno Príncipe Norte, situado no bairro Bacacheri, em Curitiba. O projeto prevê a construção de um hospital de alta complexidade, de um hospital-dia, das sedes do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe, além de um jardim botânico, entre outras instalações. O empreendimento alia premissas de contemporaneidade, qualidade e sustentabilidade – adotadas para a elaboração e a execução dos projetos – e foi pensado de modo a evidenciar o respeito às ciências da vida.

As futuras instalações do Pequeno Príncipe Norte vão ser construídas na Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). Julieta Carnasciali Miró, filha de Juril Carnasciali – presidente de honra da Associação (em memória) –, também esteve presente na inauguração do Parque das Esculturas e falou sobre o espaço ter a função de servir a população. “Tenho certeza que ela sabia que estava passando a AEW-PR para alguém que iria cuidar. Fico muito feliz de ver que isso vai se materializar com a construção do Complexo”, conta Julieta.

O Parque das Esculturas está localizado no terreno que vai abrigar o Pequeno Príncipe Norte, situado no bairro Bacacheri, em Curitiba.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais