“A vida é um sopro. Então, temos que ser feliz!” - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

“A vida é um sopro. Então, temos que ser feliz!”

Longe da família que mora no sudoeste do Paraná, a técnica de enfermagem Marlene Jandira Chimanski venceu a COVID-19 e teve acolhimento e amparo do Hospital
28/09/2020

Ficar doente sempre é difícil. Mas passar por isso sem ter a família perto para amparar é um grande aprendizado. A técnica de enfermagem Marlene Jandira Chimanski, de 47 anos, não atende casos de coronavírus, mas desde que a pandemia começou, sentia muito medo de ter a doença. Os dias passavam e ela agradecia por amanhecer bem.

Até que entre suas idas e vindas entre um hospital e outro, já que trabalha em dois locais, sentiu dores no estômago e os sintomas se agravaram. “No fim de semana comecei a ter uma crise de tosse e na segunda-feira tive febre e falta de ar ao subir a escada. Fui ao médico, que falou que só pela escuta do meu pulmão era 99% de chances de ser COVID-19”, lembra a profissional.

Ao fazer uma ecografia do pulmão, um susto: várias manchas apontaram que o coronavírus havia se instalado. O isolamento é uma realidade para aqueles que são infectados pela doença. “Minha família é do sudoeste do Paraná. Não tenho ninguém próximo para ajudar, então me vi completamente sozinha e nesse momento muitas coisas passam pela cabeça”, desabafa Marlene.

Cuidado que faz a diferença
Com o suporte e acolhimento do Pequeno Príncipe, Marlene se sentiu amparada nesse momento tão delicado. “Por mais que eu estivesse sozinha fisicamente, eu tive todo o cuidado dos meus colegas, da minha gestora e também do setor de Medicina do Trabalho da instituição. Todos ligavam sempre para saber como eu estava. Juro que não tenho palavras para agradecer”, conta.

E esse cuidado do Pequeno Príncipe é percebido por Marlene nas pequenas atitudes, desde o início da pandemia. “Me sinto muito segura trabalhando no Hospital. Nós temos muitos treinamentos e não são apenas sobre coronavírus. Nunca me faltou equipamento de proteção individual (EPI). E me sinto muito valorizada, olham para nós e se preocupam. Eu amo esse lugar”, agradece a técnica de enfermagem.

Valorizar as pequenas coisas
“A sensação que eu tenho é de que tudo o que aprendi até agora foi para viver este momento.” Há 12 anos atuando no Pequeno Príncipe, Marlene ressalta que, se antes a assistência que prestava era segura, hoje é ainda mais. “A essência da enfermagem é o cuidado, então sei que essa é minha missão”, reforça.

Com essa experiência, a profissional aprendeu a valorizar ainda mais tudo o que tem e às pessoas que estão ao redor. “A vida é um sopro. Então, temos que ser feliz!”

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais