Pequeno Príncipe vence o Prêmio Abril de Saúde
A revista SAÚDE é Vital, da Editora Abril, anunciou nesta quinta-feira, dia 28, os ganhadores da oitava edição do Prêmio Abril de Saúde e o Complexo Pequeno Príncipe foi o vencedor na categoria Saúde da Criança. A instituição concorreu com uma pesquisa sobre o rastreamento para detectar o tumor de córtex adrenal. O prêmio foi entregue ao diretor-científico do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Bonald Cavalcante de Figueiredo, que comandou o estudo, durante cerimônia realizada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
“O prêmio é um reconhecimento e forte incentivo para a pesquisa no Paraná. Demonstra que todo o esforço na pesquisa sempre é recompensado por meio dos resultados quando atingem principalmente a população”, afirmou o diretor-científico logo após receber o troféu. “Estudos desse tipo, de longa duração, e que envolvem muitas pessoas deveriam ser repetidos em vários outros setores carentes da medicina”, completou.
A pesquisa do Pequeno Príncipe trata de um procedimento inédito, no qual mais uma gota de sangue usada no teste do pezinho é utilizada para detectar uma mutação genética responsável pelo possível desenvolvimento de um câncer pediátrico, o tumor de córtex adrenal (TCA). O exame ajuda a identificar e tratar precocemente a doença.
O estudo foi comandado por Figueiredo e envolveu uma equipe de 26 profissionais do Brasil e do exterior do campo da saúde, além de três pesquisadores da área de tecnologia.