Pequeno Príncipe lança publicações voltadas ao cuidado integral de crianças e adolescentes - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe lança publicações voltadas ao cuidado integral de crianças e adolescentes

Cartilhas a respeito de doenças crônicas, manual sobre a Primeira Infância e livros relacionados às práticas de humanização do Hospital foram viabilizados pelo Projeto Saber + Participar Melhor
07/12/2016

imagemEmpoderar os pais, familiares, cuidadores e educadores para o cuidado integral de crianças e adolescentes é o objetivo principal das publicações viabilizadas pelo Projeto Saber + Participar Melhor. Quatro cartilhas, dois livros e um manual, nas versões impressa e on-line, serão lançados nesta quinta-feira, dia 8, às 16h30. O evento será realizado na Praça do Bibinha do Hospital Pequeno Príncipe.

As cartilhas sobre doenças crônicas – mielomeningocele, câncer infantojuvenil, diabetes e insuficiência renal crônica – e o manual a respeito da Primeira Infância buscam disseminar conhecimento. Além disso, têm como meta estimular, sempre com o apoio da família, o protagonismo de meninos e meninas em seu tratamento, bem como a construção da sua autonomia, com qualidade de vida e desenvolvimento integral.

Também serão lançados os livros O Direito à Educação e à Cultura em Hospitais: caminhos e aprendizagens do Pequeno Príncipe e Programa Família Participante do Hospital Pequeno Príncipe: a humanização hospitalar como resgate da dignidade, exercício da cidadania e transformação da gestão hospitalar. São materiais que visam compartilhar as experiências do Pequeno Príncipe com gestores públicos e outros hospitais.

Sobre o projeto
O Projeto Saber + Participar Melhor é desenvolvido pelo Hospital Pequeno Príncipe, com recursos captados de empresa parceira. Além das publicações que serão lançadas nesta semana, a iniciativa engloba outras atividades. Como a ampliação e revitalização da sala do Programa Família Participante, que resultará em melhorias e mais conforto no local de atendimento de acompanhantes dos meninos e meninas internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também contempla a exibição do documentário O Começo da Vida, sobre a Primeira Infância, para colaboradores do Hospital e pacientes e familiares, nos quartos e enfermarias.

Serviço
Lançamento das publicações viabilizadas pelo Projeto Saber + Participar Melhor
Dia: 8 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 16h30
Local: Praça do Bibinha do Hospital Pequeno Príncipe (Avenida Silva Jardim, 1.677)

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais