Sessão especial de "Os Saltimbancos" encanta jovens espectadores
Na tarde dessa quarta-feira, dia 26, foi recheada de cultura para cerca de 50 pacientes do HPP e alunos do Centro de Educação Infantil do Hospital Pequeno Príncipe. Eles tiveram a oportunidade de conferir o musical “Os Saltimbancos” no Teatro Positivo Pequeno Auditório. O espetáculo encerrou a temporada nesta quinta-feira.
A peça é uma adaptação dirigida por Marta Bonato do clássico “Os Saltimbancos”, de 1977, escrito por Sergio Bardotti e com músicas de Luis Enríquez Bacalov. O musical tem inspiração no conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm.
Na história, quatro animais explorados por seus donos fogem para a cidade grande em busca do sonho de se tornarem artistas. Além dos solistas Marcia Kayser, Letissi Etcheverry, Jefferson Pires e Wantuil Rigoni, a apresentação também contou com a participação do grupo infantojuvenil Coral Curumim.
Essa montagem incluiu em seu roteiro temas presentes no cotidiano das crianças, como a internet e o bullying. De acordo com o produtor do espetáculo, Wagner Ferreira, foram mais de seis meses de trabalho árduo para a realização da peça. “Nós tivemos vários ensaios, que contemplaram o canto, a dança e a atuação. Trabalhamos com a voz de mais de 60 crianças”, conta.
O resultado de tanto esforço foi satisfatório. É o que achou Rafael Ricardo Moreira, de 12 anos, paciente de Maringá do Hospital Pequeno Príncipe. O garoto foi surpreendido pela notícia do passeio, que lhe garantiu sua primeira experiência no teatro. “Eu amei, foi tudo muito legal. Entre os animais, os que eu mais gostei foram a gata e o jumento”, diz Rafael.
A montagem foi viabilizada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e contou com o apoio das empresas Chef Silvana, Audioshow, Alô Eventos e Padaria América. Além das iniciativas sociais Criança na Plateia e Beco da Esperança. O Hospital Pequeno Príncipe foi uma das instituições escolhidas para ser beneficiada pela contrapartida social do projeto.