Pequeno Príncipe é reconhecido como Hospital de Excelência

Notícias

Pequeno Príncipe é reconhecido como Hospital de Excelência

A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde a instituições que cumprem critérios técnicos rigorosos
20/05/2025
Pequeno Príncipe é reconhecido como Hospital de Excelência
A certificação de Hospital de Excelência envolve critérios como qualidade assistencial, capacidade de inovação, entre outros.

O Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em saúde infantojuvenil de alta e média complexidade, celebra um marco histórico. A instituição foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como Hospital de Excelência, a partir do processo de certificação no âmbito da avaliação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Esse título coloca a instituição ao lado de outros renomados hospitais, como Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa, Moinhos de Vento e AC Camargo.

Em 105 anos de dedicação à saúde de crianças e adolescentes, o Hospital Pequeno Príncipe se destaca como o único hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e o primeiro do Paraná a receber o reconhecimento. A certificação atestou o cumprimento de 91 requisitos, em diferentes categorias: gerais do desempenho do hospital; pesquisas de interesse público em saúde; capacitação de recursos humanos; e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde. O alcance dessa certificação de excelência é um requisito para renovação ou inclusão no Proadi.

Esforço coletivo

A conquista é resultado do trabalho coletivo de todos os médicos e colaboradores e do comprometimento com a missão de transformar vidas por meio da saúde. “Este reconhecimento é também a validação de uma trajetória construída com amor, dedicação e muito trabalho de várias gerações desde 1919”, afirma o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.

“Para nós, é um grande orgulho sermos reconhecidos em padrões de qualidade em grupo tão seleto como o de hospitais de excelência. Além disso, sermos o primeiro hospital do Paraná a cumprir todos os critérios da avaliação. Estamos energizados para continuar fazendo mais e melhor pelas nossas crianças”, complementa.

Essa certificação é um reflexo do esforço diário de todos que compõem o Hospital, que também reafirma o compromisso com a melhoria contínua, o cuidado humanizado, a inovação e a excelência no tratamento pediátrico. “Temos muito orgulho em participar do Sistema Único de Saúde (SUS) e da saúde suplementar, e chegar neste nível de qualidade para todos que precisam dos nossos serviços”, ressalta Carneiro.

Reconhecimentos do Hospital de Excelência

Além do reconhecimento nacional, o Hospital Pequeno Príncipe também é destaque internacional, figurando, pelo quarto ano consecutivo, na lista da revista Newsweek dos 250 melhores hospitais especializados do mundo e como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina. A instituição destina 60% dos atendimentos via SUS e só em 2024 realizou mais de 240 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 293 transplantes.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais