Dr_Ismar

Homenagem: Pequeno Príncipe em luto com a morte do médico Ismar Strachtman

Importante nome da Terapia Intensiva Pediátrica no estado, o profissional foi precursor na área e serviu de inspiração para centenas de profissionais

A equipe do Hospital Pequeno Príncipe lamenta a morte de um dos principais nomes da Pediatria em atividade no estado: o médico intensivista Ismar Strachtman. Referência para inúmeros colegas, o profissional tinha cerca de 40 anos de atividades no HPP.

Da residência ao início das atividades no então Hospital de Crianças César Pernetta, Stratchtman fez história. Foi ele o responsável pela estruturação na instituição da primeira UTI Pediátrica, em 1976. “Ele foi precursor da Terapia Intensiva Pediátrica no estado, antes mesmo da fundação da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná”, relembra o médico Vitor Costa Palazzo, responsável pelo Departamento de Pediatria do Pequeno Príncipe.

Antes de se licenciar para o tratamento de um câncer, Strachtman ocupava, há 16 anos, o cargo de Chefe do Corpo Médico do HPP. “O doutor Ismar dedicou praticamente 40 anos de sua vida profissional a milhares de crianças e adolescentes. Médico exemplar e de grandes valores, tornou-se referência para muitos jovens médicos”, pontua o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, Diretor Clínico do HPP e representante do Paraná no Conselho Federal de Medicina.

O médico Vitor Palazzo lembra do legado deixado pelo colega, com quem começou a trabalhar em 1979. “De 76 a 78, ele atuava sozinho como intensivista. No ano seguinte começamos a trabalhar juntos. De fato, o doutor Ismar foi um figura ímpar. Um líder nato, espontâneo”, completa.

Ismar Strachtman cursou especialização em terapia intensiva no México, foi professor da PUCPR e preceptor dos residentes no HPP. Para Ety Cristina Forte, Diretora-Executiva do HPP, trata-se de uma perda irreparável para todo Complexo Pequeno Príncipe. “O doutor Ismar era inspirador e à frente do seu tempo. Não só por ser responsável pela montagem da nossa primeira UTI, mas pela forma como motivou centenas de profissionais a acolherem a ideia do atendimento ao próximo com muito amor e comprometimento”, ressalta.

O corpo de Ismar Strachtman será velado na Capela Israelita (Rua Marquês do Paraná, 39, Água Verde, Curitiba) hoje (21/11), das 14h  às 16h30, e amanhã (22/11), das 20h30 às 23h. O sepultamento acontece no domingo (23/11), às 12h, em São Paulo.

 

+ Notícias

Faça sua doação