Voluntários

voluntarios

Voluntariado: ação e solidariedade

Desde 1919, o Hospital Pequeno Príncipe conhece bem a importância do voluntariado e da solidariedade, pois é fruto da iniciativa voluntária de um grupo de mulheres da comunidade curitibana que decidiu viabilizar um inédito atendimento em saúde para a população carente da cidade, primordialmente as crianças.

Durante quase cem anos, a procura por esse trabalho tem sido marcada pelo amor e a dedicação é constante. Exemplo disso são os 1.067 voluntários que passaram pela instituição em 2018. Eles doaram seu tempo, habilidades e criatividade para atender as crianças e os adolescentes em tratamento no Hospital, bem como suas famílias.

Seja um voluntário
Os voluntários participam da recreação com os pacientes nos ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas, da higienização dos brinquedos e da organização das doações.

Ambulatórios
Nos ambulatórios, os pacientes vêm para a realização de consultas e/ou tratamentos nas diversas especialidades. Os voluntários podem trabalhar com papel, desenhos para colorir, giz de cera, entre outros. Os ambulatórios não se limitam à estrutura do hospital, estão também nas proximidades. O voluntário que quiser realizar esse trabalho precisa ter um perfil dinâmico, além de disposição física.

Brinquedotecas
As brinquedotecas são espaços que possuem materiais diversos – como jogos, brinquedos e filmes – e que possibilitam ao paciente e seu familiar interagirem em um espaço fora do leito. O voluntário que desejar fazer parte dessa equipe necessita ser dinâmico, atento e organizado.

Enfermarias
Os voluntários vão até os leitos dos pacientes e/ou aos familiares e podem trabalhar com brinquedos, jogos, desenhos, lápis de cor, música, contação de histórias, dobraduras, entre tantas outras atividades. O voluntário que desejar realizar esse trabalho necessita ser responsável, flexível, dinâmico e ter disposição física.

Para ser voluntário no Hospital Pequeno Príncipe é preciso ter 18 anos completos e ser aprovado no processo seletivo de novos voluntários, que analisará, inclusive, as condições psicológicas do candidato.

O voluntário poderá atuar uma vez na semana por um período de duas a quatro horas, de acordo com a modalidade de colaboração e a disponibilidade das vagas.

O processo seletivo para novos voluntários é realizado três vezes ao ano, e é necessário que o candidato se dirija pessoalmente ao Setor de Voluntariado, para preencher uma ficha de cadastro no dia e horário indicados no site. Após o preenchimento da ficha, a mesma é submetida à análise para continuidade no processo, que inclui, também, entrevista, treinamento e visita à instituição. Além da disponibilidade para o trabalho, é imprescindível participar de todo o processo seletivo, que é feito em horário comercial.

O próximo processo seletivo acontecerá em junho de 2019. Na última semana de maio, você poderá consultar neste site as informações sobre as vagas disponíveis e a data de preenchimento de fichas.

Devido à grande procura por parte de estudantes para realização de horas complementares, informamos que declarações poderão ser emitidas somente após 50 horas de trabalho.

Mais informações:
Telefone: (41) 3310-1253
Endereço: rua Desembargador Motta, 1.070 (térreo)
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h
E-mail: voluntariado@hpp.org.br

Faça sua doação