Transplante de Medula Óssea Pediátrico - Hospital Pequeno Príncipe

Transplante de Medula Óssea

O transplante de células-tronco hematopoiéticas – muitas vezes conhecido como transplante de medula óssea – é um procedimento de alta complexidade indicado como parte do tratamento de leucemias, linfomas e tumores sólidos (neuroblastoma e tumores cerebrais, por exemplo). No entanto, várias doenças não malignas (aplasia de medula, anemia falciforme e talassemia) e doenças raras (anemia de Fanconi, imunodeficiências congênitas e erros inatos do metabolismo) podem ser curadas por meio do TMO. Além disso, essas células-tronco saudáveis carregam enzimas que podem curar algumas doenças neurológicas, como as adrenoleucodistrofias, doença de Krabbe e mucopolissacaridoses.

transplante de medula óssea pediátrico

O transplante de células hematopoiéticas – que podem ser encontradas na medula óssea, no sangue periférico ou no cordão umbilical – tem como objetivo substituir a medula doente do paciente por uma saudável. Para isso, é feita uma infusão de células-tronco formadoras de sangue, que podem ser do próprio paciente ou de um doador (familiar ou não). Quando as células-tronco infundidas são do próprio paciente, o procedimento é chamado de transplante autólogo. Quando elas são provenientes de um outro doador, é feito o transplante alogênico.

O Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital Pequeno Príncipe é um serviço de excelência, reconhecido por sua liderança no tratamento de crianças e adolescentes que têm uma variedade de doenças malignas e não malignas. Conta com dez leitos e disponibiliza o procedimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e particulares. O Hospital recebe anualmente cerca de 100 novos casos de meninos e meninas com câncer, vindos de todo o país. Cerca de 50% desses casos são de leucemia, sendo que o transplante de medula óssea pediátrico é indicado para aproximadamente um terço desses pacientes.

Referência no Brasil em transplante de medula óssea pediátrico

O Serviço de TMO do Pequeno Príncipe é referência no Brasil no que se refere ao tratamento de doenças malignas e no atendimento de pacientes com falências medulares adquiridas e hereditárias, imunodeficiências primárias e doenças raras. Também é considerado um dos maiores centros de transplante de medula óssea pediátrico da América Latina e realiza, em média, 60 transplantes por ano, com vasta experiência em transplantes feitos em crianças de pouca idade, bem como em pacientes com doenças genéticas raras.

O atendimento especializado no Hospital é realizado por médicos com formação em transplante pediátrico, e o serviço conta com o suporte diário de profissionais de outras especialidades, como infectologistas, intensivistas, nefrologistas, cardiologistas, neurologistas, endocrinologistas, dermatologistas e hemoterapeuta. O trabalho é desenvolvido em conjunto com uma equipe multiprofissional, formada por profissionais da enfermagem, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas e farmacêuticos. O serviço também atua em parceria com as unidades de terapia intensiva do Pequeno Príncipe, o Laboratório Genômico e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, por exemplo. Esse trabalho em equipe garante um atendimento de excelência e faz toda a diferença no tratamento dos pacientes e nos resultados dos transplantes.

Histórico

  • A Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Pequeno Príncipe foi inaugurada em 2011.
  • O primeiro transplante autólogo foi realizado em 11 de abril de 2011. Em fevereiro de 2013, foi feito o primeiro transplante utilizando um doador aparentado compatível em um paciente com leucemia linfoblástica aguda. Já em abril de 2014, ocorreu o primeiro transplante haploidêntico em um paciente com anemia aplástica; e, em abril de 2017, o primeiro transplante não aparentado em um paciente também com leucemia linfoblástica aguda.
  • Em 2016, foi inaugurada a ampliação da Unidade de Transplante de Medula Óssea, que passou a ter dez leitos. Assim, o Pequeno Príncipe consolidou-se como um dos maiores centros exclusivamente pediátricos para TMO do país.
Ver menos

Mais informações – SUS, convênios e particular

Telefone: (41) 3310-1124
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Endereço: Av. Silva Jardim, 1.677 (térreo)
E-mail: tmo@hpp.org.br

Equipe

  • Dra. Carmem Maria Sales Bonfim

    Médica Responsável

    Dra. Carmem Maria Sales Bonfim

    CRM-PR 11616

    Coordenadora Técnica

  • Dra. Adriana Mello Rodrigues

    Dra. Adriana Mello Rodrigues

    CRM-PR 32718

  • Dra. Carolina Martins de Almeida Peixoto

    Dra. Carolina Martins de Almeida Peixoto

    CRM-PR 22521

  • Dra. Cilmara Cristina Kuwahara

    Dra. Cilmara Cristina Kuwahara

    CRM-PR 23300

  • Dra. Fernanda Moreira de Lara Benini

    Dra. Fernanda Moreira de Lara Benini

    CRM-PR 28873

  • Dra. Gisele Loth

    Dra. Gisele Loth

    CRM-PR 21578

  • Dra. Polliany Roberta Dorini Pelegrina

    Dra. Polliany Roberta Dorini Pelegrina

    CRM-PR 39671

O transplante em números (em 2022)

  • 56

    transplantes de medula óssea realizados