Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) - Hospital Pequeno Príncipe

Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH)

O Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) do Hospital Pequeno Príncipe desenvolve ações contínuas relacionadas à epidemiologia hospitalar e atividades que visam a prevenir eventos de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (IRAS). Assim, busca garantir mais segurança e qualidade no atendimento aos pacientes.

No âmbito da prevenção das IRASs, a equipe do serviço – formada por médicos, enfermeiras e biomédicos – possui interface com todas as áreas do Hospital, tanto de assistência direta como indireta, a fim de proporcionar um ambiente e processos seguros. O SECIH realiza várias atividades, como a vigilância hospitalar das infecções relacionadas à assistência em saúde; visitas técnicas aos diversos setores; controle de antimicrobianos; orientações de precauções e isolamento; apoio na orientação e avaliação dos acidentes com material biológico, conforme protocolo do Ministério da Saúde; apoio na avaliação da padronização de novos materiais, produtos e equipamentos hospitalares; e organização da autoavaliação para a renovação anual da Licença Sanitária. Promove reuniões científicas e treinamentos periódicos, e, devido a esse escopo de atuação, também é um campo de estágio e de educação em saúde, recebendo residentes médicos e multiprofissionais, assim como acadêmicos da instituição.

O SECIH também conta, desde 2005, com o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, o qual desempenha as atividades de vigilância dos agravos transmissíveis e não transmissíveis. Notificação de doenças de notificação compulsória (DNC) – como meningites, rubéola, sarampo, caxumba, varicela, hepatites virais e influenza, por exemplo –; bloqueio de doenças infectocontagiosas – como sarampo, rubéola e varicela –; e busca ativa em ambulatórios, serviços de Pronto Atendimento, postos de internação em geral, laboratório e farmácia são outras de suas ações. Promove, ainda, reuniões científicas e elabora pesquisas.

O Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar também desenvolve um importante trabalho de conscientização sobre a higiene das mãos, que é uma das ações fundamentais na prevenção das IRASs, criando melhores condições para higiene das mãos nos locais de assistência, indicadores de autoavaliação e estratégias inovadoras em conjunto com a direção do Hospital Pequeno Príncipe, como o envolvimento de ícones mundiais – como o “Rei do Futebol”, Pelé – na ação da higiene das mãos. Para lembrar a importância desse gesto que salva vidas, são promovidas diversas atividades em alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, lembrado em 5 de maio, que envolvem os profissionais de saúde, os pacientes e os seus familiares, além de fóruns sobre higiene das mãos. A instituição também tem uma data própria para lembrar esse gesto: 20 de novembro, o Dia de Higiene das Mãos do Hospital Pequeno Príncipe.

Reconhecimento

O trabalho de excelência do SECIH já recebeu diversos reconhecimentos e premiações, como o Projeto Sentinela, em 2004, e o reconhecimento como Hospital Parceiro da Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar (Aparcih), em 2005. O Hospital Pequeno Príncipe também venceu o Prêmio Latino-Americano de Excelência em Higienização das Mãos 2017-2018 – a instituição já havia sido finalista da premiação na edição 2015-2016. Os trabalhos foram avaliados por representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

O Hospital Pequeno Príncipe conta com uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) desde 1982, fundada pelo pediatra Waldecir Veodato, que corresponde a um órgão consultivo e normativo das ações de controle de infecção hospitalar, tendo o SCIH como executor. Segundo o Ministério da Saúde – na Portaria 2616/1998 –, todos os hospitais são obrigados a manter um programa de controle de infecção hospitalar.

A CCIH do Pequeno Príncipe iniciou as suas atividades em 7 de dezembro de 1982 e foi presidida até 1989 pelo pediatra Waldecir Veodato. Na sequência, foi presidida pelo cirurgião cardiovascular Fábio Sallum (1989 a 1994) e pelo pediatra Ivan Beira Fontoura (1994 a 2005). Desde 2006, é presidida pelo nefrologista e diretor clínico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Histórico

  • O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Pequeno Príncipe iniciou as suas atividades em 1982.
  • No mesmo ano, foi criada a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
  • Em 2005, com a incorporação das atividades do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, passou a ser denominado de Serviço de Epidemiologiae Controle de InfecçãoHospitalar (SECIH).
Ver menos

Mais informações

Telefones: (41) 3310-1171 e (41) 3310-1484
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070 (6º andar)
E-mail: epidemiologia@hpp.org.br e ccih@hpp.org.br

Equipe médica

  • Dra. Heloisa Ihle Garcia Giamberardino

    Médica Responsável

    Dra. Heloisa Ihle Garcia Giamberardino

    CRM-PR 10528

  • Dr. Fábio de Araújo Motta

    Dr. Fábio de Araújo Motta

    CRM-PR 18180

Equipe multiprofissional

  • Ana Paula Pacheco

    Enfermeira

  • Biana Domiciana Matucheski

    Enfermeira

  • Jady Suellen de Souza Carvalho

    Secretária

  • Jane Melissa Webler

    Enfermeira

  • Jessica Marilis Almeida

    Enfermeira

  • Paula Krys

    Biomédica

  • Vania Maria Meloqueiro

    Auxiliar de Controle de Infecção Hospitalar