Psicologia

Em funcionamento há mais de 30 anos, o Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe auxilia em melhorias na área da saúde e no trabalho interdisciplinar. Faz o acompanhamento centrado nas individualidades de cada paciente e ou família. Desde o início das suas atividades, em 1982, preza pela qualidade nos serviços prestados, com diferencial no funcionamento sistematizado de métodos, protocolos de atendimento e procedimentos operacionais padronizados que constituem técnicas e utilização de recursos.

A equipe do Serviço de  Psicologia tem papel fundamental na integração da assistência, ensino e pesquisa. Os profissionais norteiam a prática clínica e a área é reconhecida pela qualidade dos serviços oferecidos e pela atuação de práticas de humanização no atendimento às crianças, adolescentes e seus familiares/responsáveis.

Assistência

O descobrimento da doença, a hospitalização e o tratamento podem comprometer a integridade física, o desenvolvimento global, o processo de constituição subjetiva da criança, adolescente e a dinâmica familiar.

O atendimento é realizado a partir da triagem, avaliação diagnóstica psicológica e atendimentos psicológicos individuais ou em grupos. Além de facilitar a adaptação ao contexto hospitalar e às rotinas hospitalares, buscando o bem-estar do paciente e da família, a prevenção do agravamento de sintomas psicológicos, favorecendo a adaptação ao tratamento e nas demais instâncias da vida dos pacientes e da família mesmo após a alta hospitalar.

Ensino

Os profissionais do setor oferecem supervisão semanal individual aos estudantes da Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar da Faculdades Pequeno Príncipe, que realizam estágio na instituição. Os psicólogos também atuam como docentes em diferentes instituições.

Curso de Férias em Psicologia Hospitalar

O Serviço de Psicologia promove sistematicamente o Curso de Férias em Psicologia Hospitalar nos meses de fevereiro, julho e dezembro, com duração de uma semana – 40h. As aulas abordam temas como Psicoterapia breve aplicada à prática hospitalar; Uso do brinquedo na psicologia hospitalar; A morte no contexto hospitalar; e Intervenção em unidades de internação e ambulatórios.

Para mais informações 3310-1132

Pesquisa

Os profissionais da equipe desenvolvem pesquisas a partir de práticas e ensinos clínicos realizados.  Os resultados são apresentados em congressos regionais, nacionais e internacionais. Além disso, integram o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e o Comitê de Bioética do Hospital Pequeno Príncipe.

Equipe de Psicólogos

A equipe de profissionais especializados é distribuída entre as Unidades de internação e ambulatórios.

Tatiana Forte

  • Coordenadora de Novos Projetos

Angela Leão Bley

  • Coordenadora do Serviço de Psicologia
  • Coordenadora Técnica do Programa Família Participante
  • Coordenadora da Casa de Apoio de HPP

 

André Alves Oliveira

Andréa L. Cañete

Amand Schiavo

Angelita W. da Sila

Bruno J. Mader

Daniela Carla Prestes

Daphne Melamed

Janaína C. Lamenha Lis

Karine Ap. T. de Almeida

Leila A. Calegari Huscher

Marianne Bonilha

 

Informações

Telefone: (41) 3310-1132
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1070 – 6º andar
Atendimento: Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira
E-mail: psicologia@hpp.org.br

Faça sua doação