Dr. Ivan é homenageado no lançamento da nova edição de "Um Hospital de Crianças" - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dr. Ivan é homenageado no lançamento da nova edição de "Um Hospital de Crianças"

Médico marcou a história do Hospital
13/11/2012

A edição atualizada e bilíngue do livro “Um Hospital de Crianças”, com os 93 anos de história do Pequeno Príncipe, foi lançada na terça-feira, dia 12 de novembro. A obra, escrita por José Álvaro da Silva Carneiro, Géssica Elen e Cristina Miyuki mostra a evolução da instituição e do atendimento pediátrico do Paraná e do Brasil, fazendo um resgate histórico, social e político de episódios ligados à área. Com isso, o livro contribui para a memória da evolução da saúde e da garantia de diretos no país.

O evento atraiu cerca de cem pessoas à sede da Sociedade Parananese de Pediatria, em Curitiba. O lançamento foi marcado por homenagens especiais ao médico Ivan Fontoura, peça fundamental na história da instituição, e Ety Gonçalves Forte, presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, que liderou a consolidação do Pequeno Príncipe como maior hospital de atendimento pediátrico de média e alta complexidade do Brasil.

“O carinho e o incentivo que recebi deste grande profissional foi muito importante para que tudo isso pudesse acontecer. Ele fazia acreditar que eu podia sempre”, disse Ety, emocionada, sobre o colega.

Ivan lembra que a preocupação com bom atendimento, incentivo à eduçação, ensino, pesquisa e assistência sempre estiveram presentes no trabalho da equipe médica. “Sabíamos que Curitiba cresceria e a função do Hospital haveria de crescer também. Foram acontecimentos que se desenharam lentamente e estou feliz porque estão cuidando bem do nosso Hospital”, afirmou ele durante o evento.

No discurso de agradecimento, o médico ressaltou a importância do exercício de cuidar de pessoas. “Todos temos a obrigação de sermos compassivos para diminuir o sofrimento alheio e esta atitude voluntária da Ety é um atributo do seu nobre coração”.

Homenageado
Ivan Beira Fontoura, natural de Curitiba, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1951. Com pós-graduação em Puericultura e Nutrição, Mestrado na Universidade da Califórnia, e Doutorado na Sourbone, Universidade Paris 1, foi professor assistente de Pediatria e Puericultura da PUC- PR. Dos seus 56 anos de formado, dedicou 54 à clínica pediátrica além de ser diretor de vários hospitais, incluindo o Hospital Pequeno Príncipe, onde atuou por três décadas e ocupou vários cargos diretivos. Organizou o Hospital Infantil do Litoral, em Paranaguá, de 1969 a 1970, e foi planejador sênior da Secretaria de Planejamento por vários anos, tendo instituído o programa de assistência às ilhas, trabalho de assistência médico-social que existe até hoje no litoral. Foi ainda Secretário Estadual de Saúde no período de 1971 a 1975, dando ênfase à programas de prevenção na área materno-infantil.

Atualmente como aposentado, mora no litoral paranaense onde reavivou o projeto de promoção comunitária criado em 1969 e desenvolve diversos trabalhos voluntários na região.

Ety Gonçalves Forte e o pediatra Ivan Fontoura receberam homenagem na noite do lançamento do livro “Um Hospital de Crianças”.

Autores
A obra atual é uma reedição atualizada (e bilíngue: português e inglês) do livro dos 85 anos do Pequeno Príncipe. “Foi um orgulho enorme ter mergulhado nesta história, que eu achava que conhecia”, disse Géssica. Para José Álvaro este livro traz uma gigantesca responsabilidade de registro aos que passaram pela história e para os que ainda vão fazer parte dela. “São fatos que permitem uma viagem no tempo para imaginar como era a assistência há 60, 70 anos”, completa.

O projeto foi viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio das empresas Romani S/A, Cremer S/A, SNR do Brasil, Eletrofrio, Seccional Comércio Internacional Ltda, Laboratórios B.Braun, Nunesfarma, Styner Bienz, Transresíduos, Horus Informática, Gemu e CINQ Tecnologies.

Esta segunda edição do livro tem 267 páginas e pode ser obtida no próprio Hospital.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais