Neurofisiologia - Hospital Pequeno Príncipe

Neurofisiologia

A Neurofisiologia é uma subespecialidade da Neurologia que estuda o sistema nervoso na sua dimensão funcional, com base em noções neuroanatômicas, neurofisiológicas e clínicas. Tal estudo tem propósitos diagnósticos, terapêuticos e de monitoração das funções do sistema nervoso, isso por meio de procedimentos e exames que envolvem os sistemas nervoso central e periférico.

O Serviço de Neurofisiologia do Hospital Pequeno Príncipe atua, juntamente com o Serviço de Neurocirurgia, na realização de cirurgias para tratamento de epilepsia, por exemplo. A instituição é a segunda do Brasil a disponibilizar esse procedimento cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os diferenciais do serviço estão os laboratórios de monitorização por videoeletroencefalograma, as salas de eletroencefalograma de rotina, além dos equipamentos portáteis para a realização de exames nos leitos e nas unidades de terapia intensiva do Hospital.  Os exames de eletroencefalograma e videoeletroencefalograma são destinados à investigação de pacientes com suspeita de epilepsia e outros transtornos paroxísticos que podem ocorrer durante a vigília ou durante o sono.

Atualmente, o Serviço de Neurofisiologia conta com equipamentos como o aparelho de eletroencefalografia digital (Nihon Kohden), que permite a monitorização da atividade elétrica cerebral durante a cirurgia, o que garante mais precisão ao procedimento, auxiliando a equipe médica na realização de exames e procedimentos cirúrgicos com excelência.

O serviço também dispõe de diversos equipamentos da empresa Neurotec e Neurovirtual, que utilizam as mais modernas técnicas do processamento digital de sinais. Disponibiliza ainda um equipamento de neurofisiologia que possibilita monitorizar sinais neurológicos nas neurocirurgias em tronco encefálico (Potencial Evocado de Tronco Encefálico), durante as cirurgias. Permite também a realização de estudo neurofisiológico do sistema nervoso periférico, como a medida de condução nervosa e eletroneuromiografia.

Histórico

  • O Serviço de Neurofisiologia do Hospital Pequeno Príncipe iniciou os seus atendimentos em 1985.
Ver menos

Atendimento

SUS

Os pacientes do SUS precisam ser encaminhados por uma unidade básica de saúde de sua cidade de origem, por meio da Central de Agendamento de Consultas.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Av. Silva Jardim, 1.766 (1º andar)

Convênios e particular

Para agendar uma consulta por meio de convênio médico ou particular, basta entrar em contato com a Central de Agendamento, pelo telefone abaixo.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Av. Silva Jardim, 1.766 (1º andar)

Equipe

  • Dr. Alfredo Löhr Junior

    Médico Responsável

    Dr. Alfredo Löhr Junior

    CRM-PR 5657

  • Dra. Adriana Banzzatto Ortega

    CRM-PR 18667

    Eletroneurofisiologia

  • Dra. Rafaela Grochoski

    CRM-PR 28674

A especialidade em números (em 2022)

  • 2.884

    eletroencefalogramas realizados

  • 44

    eletroneuromiografias realizadas

  • 1

    internamento