Medicina do Adolescente - Hospital Pequeno Príncipe

Medicina do Adolescente

A adolescência – período que se estende dos 10 aos 20 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) – é uma fase marcada por mudanças físicas, psíquicas e sociais.

Portanto, nesta área de atuação da Pediatria compete ao médico cuidar do desenvolvimento físico, tratando e prevenindo doenças, assim como orientar os familiares dos pacientes. Entre outros aspectos, esse profissional verifica se o adolescente está crescendo adequadamente, prescreve as vacinas pertinentes à idade e fica atento ao desenvolvimento psicossocial, como a interação do paciente com o grupo de amigos, a experimentação de drogas e o início da sexualidade, entre outros.

O Hospital Pequeno Príncipe oferece atendimento clínico e orientação aos adolescentes de ambos os sexos, de 10 a 19 anos. Também realiza atendimento diferenciado, em dias específicos, a pacientes do Serviço de Oncologia, a partir de 12 anos, que estão em tratamento ou ex-pacientes da área que retornam à instituição para avaliação. Nesses casos, é feito o atendimento clínico e são dadas orientações sobre questões de desenvolvimento, por exemplo.

Além disso, o Pequeno Príncipe disponibiliza atendimento individual para minimizar as dúvidas e angústias dos adolescentes em relação às mudanças físicas, ao crescimento e à gravidez, além de prestar orientações a respeito de hábitos saudáveis e esclarecimentos relacionados a direitos. Nesse sentido, atua de forma integrada com outras especialidades e faz encaminhamentos, quando necessário, para o Setor de Psicologia e o Serviço de Endocrinologia, bem como para as especialidades cirúrgicas.

Ver menos

Atendimento

Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Av. Iguaçu, 1.444

Equipe

  • Dra. Darci Vieira Silva Bonetto

    Médica Responsável

    Dra. Darci Vieira Silva Bonetto

    CRM-PR 2880