Hemoterapia - Hospital Pequeno Príncipe

Hemoterapia

A Hemoterapia é a ciência médica que estabelece procedimentos relacionados ao sangue, da doação à transfusão. A utilização do sangue e de seus componentes pode ocorrer em diversas condições, como doenças hematológicas, traumas e cirurgias. A transfusão tem a função de normalizar a quantidade de sangue circulante do paciente, assim como de fornecer células específicas responsáveis pela manutenção de sua saúde.

No Hospital Pequeno Príncipe, o atendimento transfusional está disponível para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. A instituição possui parceria de mais de 40 anos com o Hemobanco, que por meio de sua Agência Transfusional toma a responsabilidade de preparo e disponibilização de sangue e componentes às crianças e aos adolescentes em tratamento.

Para monitorar e assessorar a prática transfusional no Pequeno Príncipe, bem como para sua padronização, a instituição conta com o Comitê Transfusional. O trabalho do grupo – pautado em normativas, legislações e experiências profissionais – contribui para a gestão e utilização racional do sangue, hemocomponentes e hemoderivados, assim como para a redução de incidentes na área transfusional. O comitê é um órgão designado pela direção clínica, multiprofissional e de natureza técnico-científica.

Atenção!

Para doar sangue, procure diretamente o Hemobanco. O serviço está localizado na Rua Capitão Souza Franco, 290, no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3023-5545 e pelo site www.hemobanco.com.br.

Ver menos

Banco de Sangue

Telefone: (41) 3310-1194
Atendimento: 24 horas
Orientações: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070
E-mail: ag.pprincipe@hemobanco.com.br

Equipe

  • Médico Responsável

    Dr. Paulo Tadeu Rodrigues de Almeida

    CRM-PR 8877

O procedimento em números (em 2022)

  • 9.317

    transfusões realizadas