Gastroenterologia - Hospital Pequeno Príncipe

Gastroenterologia

A Gastroenterologia Pediátrica é a especialidade médica dirigida ao estudo, à pesquisa, à prevenção e ao tratamento clínico das doenças do aparelho digestório em crianças e adolescentes. O trato digestório inclui diversos órgãos, como boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino delgado e intestino grosso.

O especialista nessa área está habilitado a atender a diversas enfermidades, incluindo doença do refluxo esofágico, diarreia de diferentes causas, alergias alimentares, esofagite eosinofílica, constipação intestinal, dor abdominal aguda e crônica, intolerância à lactose, gastrites e úlceras, doenças inflamatórias intestinais, doença celíaca, doenças do pâncreas e fígado, entre outras. A orientação sobre alimentação, crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes também é uma atribuição do especialista.

O Centro de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe é o único serviço de referência com atendimento exclusivo à especialidade no estado do Paraná e um dos principais serviços de Gastroenterologia Pediátrica do país. Oferece atendimento a crianças e adolescentes que estão internados, assim como aos pacientes atendidos nos ambulatórios.

As atividades do Serviço de Gastroenterologia do Pequeno Príncipe são de caráter assistencial, de ensino e pesquisa. Além da atuação nos ambulatórios da especialidade, das visitas médicas diárias, das reuniões clínicas semanais e da realização de endoscopia digestiva diagnóstica e terapêutica, os médicos da equipe são convidados a apresentar a sua experiência em congressos, seminários e jornadas tanto no Brasil quanto no exterior.

Histórico

  • As atividades do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe começaram em 1993, com o atendimento de pacientes internados nas enfermarias de Pediatria e de pacientes externos em um dos consultórios do ambulatório clínico.
  • Em 1994, o serviço foi criado oficialmente, instalando-se em uma sala do térreo do Hospital. A partir desse ano, a equipe passou a integrar o grupo de preceptores da Residência Médica em Pediatria do Hospital Pequeno Príncipe, oferecendo estágio a residentes do 1º e do 2º ano.
  • Ainda em 1994, foi introduzido o método de pH-metria esofagiana de 24 horas e iniciou-se também o Serviço de Endoscopia Digestiva, cujas atividades eram desenvolvidas no centro cirúrgico.
  • A partir de 1998, com novas instalações e aquisição de novos equipamentos, foi criado o Serviço de Endoscopia Digestiva e, desde então, foi ampliado o atendimento na área de endoscopia digestiva alta e baixa, com diversos procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos sendo realizados.
  • Após dez anos de atividades da especialidade na área clínica, diagnóstica e de ensino dentro da instituição, em 2003 foi criado o Programa de Residência Médica em Gastroenterologia Pediátrica, dirigido a médicos com formação em Pediatria Geral. Já no seu primeiro ano de existência, o programa de residência foi avaliado e reconhecido oficialmente pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ver menos

Atendimento

SUS

Os pacientes do SUS precisam ser encaminhados por uma unidade básica de saúde de sua cidade de origem, por meio da Central de Agendamento de Consultas.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Av. Iguaçu, 1.444

Convênios e particular

Para agendar uma consulta por meio de convênio médico ou particular, basta entrar em contato com a Central de Agendamento, pelo telefone abaixo.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Av. Iguaçu, 1.458

Agendamento de exames

  • SUS: pessoalmente no Serviço de Gastroenterologia (térreo do Hospital), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
  • Convênios e particular: pessoalmente no Serviço de Gastroenterologia ou pelo telefone (41) 3310-1200

Equipe

  • Dr. Mário César Vieira

    Médico Responsável

    Dr. Mário César Vieira

    CRM-PR 8858

    Currículo
  • Dra. Amanda Lewandowski da Silva

    Dra. Amanda Lewandowski da Silva

    CRM-PR 39610

    Currículo
  • Dra. Danielle Reis Yamamoto

    Dra. Danielle Reis Yamamoto

    CRM-PR 17663

    Currículo
  • Dra. Giovana Stival da Silva

    Dra. Giovana Stival da Silva

    CRM-PR 19119

    Currículo
  • Dra. Luciana Bandeira Mendez Ribeiro

    Dra. Luciana Bandeira Mendez Ribeiro

    CRM-PR 24367

    Currículo
  • Dra. Sabine Krüger Truppel

    Dra. Sabine Krüger Truppel

    CRM-PR 28619

    Currículo

A especialidade em números (por ano)

  • 3.092

    consultas

    sendo 7 teleconsultas

  • 1.367

    internamentos

  • 2 mil

    procedimentos

    Incluindo exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia diagnósticos e terapêuticos

  • 300

    pacientes atendidos a cada mês

    nos ambulatórios do Serviço de Gastroenterologia

  • 50

    pedidos de consultas ao mês

    de acompanhamento de pacientes dentro do Hospital, de outras especialidades