Gastroenterologia

Informações

SUS

Telefone: (41) 3310-1289
Atendimento: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Av. Iguaçu, 1444 

Convênios e Particular

Telefone:  (41) 3310 – 1293 / (41) 3310-1355.
Atendimento: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1070
E-mail: gastroped@hpp.org.br

Médico responsável: Dr. Mário C. Vieira (CRM-PR 8858)

Equipe
Dr. Mário C. Vieira – Gastroenterologia Pediátria e Endoscopia Digestiva – Currículo
Dra. Danielle Reis Yamamoto – Gastroenterologia Pediátrica e Endoscopia Digestiva – Currículo
Dra. Giovana Stival da Silva – Gastroenterologia Pediátrica e Endoscopia Digestiva –  Currículo
Dra. Luciana B. Mendez Ribeiro – Gastroenterologia Pediátrica e Endoscopia Digestiva –  Currículo
Dra. Sabine Krüger Truppel – Gastroenterologia Pediátrica – Currículo

O Centro de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital Infantil Pequeno Príncipe oferece atendimento aos pacientes com doenças do aparelho digestivo que estão internados assim como aqueles atendidos nos ambulatórios.

O Centro de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital constitui o único serviço de referência com atendimento exclusivo à especialidade no Estado do Paraná.

Agendamento de exames

Telefone: (41) 3310-1200

Descrição da atividade

As atividades do serviço são principalmente de caráter assistencial e de ensino. As áreas de interesse incluem: Doença do Refluxo Gastroesofágico, Alergia Alimentar, Esofagite Eosinofílica, Fibrose Cística, Disfagia, Suporte Nutricional do Paciente Neuropata, Doenças Inflamatórias Intestinais, Doença Celíaca, Enteropatias Perdedoras de Proteínas, Doença de Úlcera Péptica e Estenoses Esofagianas.

Histórico

As atividades na especialidade iniciaram-se em 1993, com o atendimento de pacientes internados nas enfermarias de pediatria e pacientes externos em um dos consultórios do ambulatório clínico.

Em 1994, o serviço foi criado oficialmente, instalando-se em uma sala do andar térreo do hospital. A partir deste ano a equipe passou a integrar o grupo de preceptores da Residência Médica em Pediatria do Hospital Pequeno Príncipe/PUCPR, oferecendo estágio a residentes de 1º e 2º anos.

Foi introduzido o método de pH-metria esofagiana de 24horas e iniciou-se ainda o Serviço de Endoscopia Digestiva cujas atividades eram desenvolvidas no centro cirúrgico em estreita colaboração com o Serviço de Anestesiologia Pediátrica.

A partir de 1998, com novas instalações e a aquisição de novos equipamentos foi criada a Unidade de Endoscopia Digestiva e desde então foi ampliado o atendimento na área de endoscopia digestiva alta e baixa oferecendo-se diversos procedimentos endoscópicos terapêuticos.

Após dez anos de atividades da especialidade na área clínica, diagnóstica e de ensino dentro da instituição, em 2003 foi criado o Programa de Residência Médica em Gastroenterologia Pediátrica, dirigido a médicos com formação em Pediatria Geral. Já no seu primeiro ano de existência foi avaliado e reconhecido oficialmente pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

O Serviço de Suporte Nutricional passou a se estruturar a partir de 1999 e além do atendimento às crianças internadas, conta com o ambulatório para atendimento de pacientes do hospital com risco nutricional, em uso de sonda enteral e ostomizados.

Além dos atendimentos clínicos e endoscópicos o serviço oferece outros procedimentos diagnósticos como teste expiratório de hidrogênio para o diagnóstico de intolerância à lactose e a outros carboidratos, videofluoroscopia da deglutição, impedância bioelétrica para análise da composição corporal, biopsia jejunal peroral por cápsula, biopsia retal por sucção e biopsia hepática transparietal.

O intercâmbio com outros serviços fora do hospital é bastante produtivo e há uma estreita colaboração com os Serviços de Endoscopia do Instituto de Gastroenterologia do Paraná (IGAP) e Hospital Nossa Senhora das Graças. Este intercâmbio permite a realização de procedimentos diagnósticos adicionais incluindo colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), enteroscopia e videocápsula endoscópica.

 

Números relevantes

Aproximadamente 300 pacientes são atendidos a cada mês nos ambulatórios da gastroenterologia e suporte nutricional.

São realizados cerca de 200 procedimentos de Endoscopia Digestiva ao mês, incluindo exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia diagnósticos e terapêuticos (retirada de corpos estranhos, dilatações de estenoses, esclerose e ligadura elástica de varizes de esôfago e polipectomias) com recursos de magnificação de imagem e cromoscopia digital.

Os médicos da equipe atendem aproximadamente 50 pedidos de consulta ao mês, provenientes das diversas clínicas dentro do hospital, prestando assessoria especializada aos pacientes até a alta hospitalar e/ou definição do quadro.

 

Faça sua doação