Fonoaudiologia

O Serviço de Fonoaudiologia disponibiliza o tratamento aos pacientes durante seu período de hospitalização.O atendimento fonoaudiológico é gerado por meio do pedido de consulta solicitado pelo médico responsável e/ou demais profissionais envolvidos no caso.

O serviço é prestado aos pacientes do SUS, convênios e particulares e extensivo às quatro unidades de terapia intensiva existentes.

Descrição da atividade

Atenção prioritária é dada aos pacientes que apresentam alguma dificuldade de ingestão, ou seja, alterações que envolvam a sucção, deglutição, mastigação e respiração, muitas vezes com a indicação do uso de um meio alternativo de alimentação (sonda), quando o fonoaudiólogo acompanha a criança até a alta hospitalar.

A disfagia (distúrbio de deglutição) é enfocada de modo multidisciplinar: pediatra,  gastroenterologista, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo discutem e definem condutas conjuntamente, objetivando uma evolução melhor do paciente.

O fonoaudiólogo, juntamente com a equipe do Ambulatório de Suporte Nutricional, acompanha os pacientes que receberam alta em uso de sonda enteral e ostomizados.

O “teste da orelhinha” é realizado por meio da emissão otoacústica (aparelho CAPELLA), em todos os bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, possuindo parceria com diversos serviços da comunidade para viabilizar encaminhamentos necessários.


Informações:

Telefone: (41) 3310-1249
Atendimento: Das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1070
E-mail: fonoaudiologia@hpp.org.br

Fonoaudióloga responsável: Cibele Fontoura Cagliari (CRFa-PR 2054)

Faça sua doação