Família Participante

O Programa Família Participante tem por objetivo manter os vínculos afetivos da criança e do adolescente com os seus familiares para facilitar o período de hospitalização e auxiliar em sua recuperação.

Na década de 80, o Hospital Pequeno Príncipe (HPP) inseriu a família no contexto hospitalar para complementar o cuidado integral desenvolvido pelas equipes de saúde. Firmando sua filosofia de amor à criança, viabilizou a garantia de um acompanhante durante o período de internação. Com essa ação o Pequeno Príncipe antecipou um direito que mais tarde, na década de 90, foi proposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) “ … toda criança e adolescente tem o direito de ser acompanhado por um responsável durante 24 horas em todo período de hospitalização…”

Em 1991 o Programa Família Participante foi sistematizado e oficializado no HPP qualificando a presença familiar.

O Família Participante promove treinamentos de inserção do acompanhante no ambiente hospitalar, fornecendo orientações sobre saúde e cuidados na doença, o que possibilita ao responsável pelo paciente participar ativamente do tratamento e hospitalização. Mantendo e fortalecendo o vínculo da criança com seus referenciais de vida e com as figuras de amor.

Os familiares permanecem ativos e participativos neste momento de crise. A presença da família favorece o aprendizado constante. Pois assim como as famílias ajudam as equipes a conhecer a criança e o adolescente, as equipes de saúde facilitam o desenvolvivento de atitudes de cooperação, ensino e prevenção dos responsáveis.

O programa resgata a participação de todos os cuidadores inserindo os pais como membros das equipes de saúde, ou melhor, das equipes de cuidado.

Objetivos do Programa

  • Garantir à criança e ao adolescente hospitalizados acompanhamento por um responsável durante todo período de internação, fortalecendo as relações entre paciente, família e equipe de saúde;
  • Diminuir o tempo de hospitalização;
  • Desenvolver a atenção preventiva no cuidado;
  • Melhorar a qualidade na assistência.

Resultados

O Programa Família Participante alcançou resultados positivos para todas as pessoas envolvidas: crianças e adolescentes, familiares, voluntários, colaboradores e toda a equipe de saúde.

Alguns resultados do Programa são:
  • Redução do tempo de internação em: 50%
  • Redução da infecção hospitalar em: 20%
  • Famílias beneficiadas em 2010: 21.417
  • Pessoas beneficiadas em 28 anos de programa (entre crianças, adolescentes e familiares): 624.000

Programas complementares

Família Ativa

Promove a capacitação do familiar por meio de orientações sobre promoção da saúde e cuidados de hospitalização e convalescença em casa.

Casa de Apoio

Oferece acolhimento e hospedagem para o familiar e para a criança (pré e pós-hospitalização), possibilitando e reforçando a importância da permanência ao lado da criança.

Aleitamento materno

Incentiva a amamentação materna e apoia com o supote do Banco de Leite.

Apóie o Programa Família Participante

O projeto está inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), podendo receber novas doações do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. Para fazer sua doação você pode entrar em contato pelo telefone (41) 3310-1215.

Faça sua doação