Família Participante - Hospital Pequeno Príncipe

Família Participante

O Hospital Pequeno Príncipe foi precursor de políticas públicas ao garantir aos pacientes internados o direito de permanecer com um acompanhante ao seu lado durante todo o período de hospitalização. Isso foi possível por meio da criação do Programa Família Participante na década de 1980. Desde então, o resultado dessa iniciativa tem sido o fortalecimento do vínculo afetivo entre as crianças e os adolescentes em tratamento e seus familiares, além de reduzir o tempo de internamento.

Por meio do Programa Família Participante, o Pequeno Príncipe oferece toda a estrutura necessária para a permanência, no ambiente hospitalar, do acompanhante dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os acompanhantes recebem quatro refeições diárias gratuitas (café da manhã, almoço, lanche e jantar), que devem ser feitas no Refeitório do Hospital.

O programa tem, ainda, uma sala exclusiva, que foi revitalizada em 2017. Nesse espaço, os acompanhantes podem guardar seus pertences. Também são oferecidas áreas de convívio, descanso e higiene; apoio psicológico; assistência social; e acesso a atividades de educação, cultura e lazer. Além disso, são fornecidas orientações para uma participação positiva no processo de tratamento da criança ou do adolescente em acompanhamento.

Quer conhecer mais a respeito do Programa Família Participante? Clique aqui e acesse o arquivo em PDF do livro “A humanização hospitalar como resgate da dignidade, exercício da cidadania e transformação da gestão hospitalar – A experiência do Pequeno Príncipe”, de Luiza Tatiana Forte e Cristina Miyuki Sato.

 

Ver menos

O Programa Família Participante em números (em 2022)

  • 11.207

    familiares beneficiados

  • 109.183

    refeições servidas

  • 20.462

    banhos

  • 2.907

    kits de higiene

  • 919.84

    toneladas de roupas lavadas