Educação e Cultura

Educação e cultura

O setor de Educação e Cultura promove ações educacionais e culturais para as crianças e adolescentes internados, para sua família e para colaboradores do hospital.

A equipe é formada por educadores contratados pelo hospital e por professoras das redes municipal e estadual de educação.

Atividades do setor

As atividades de Educação e Cultura acontecem em todos os espaços do hospital: nos quartos, corredores, saguões, salas de espera, sala de hemodiálise, UTIs e nas salas do próprio setor. Os educadores abordam as crianças convidando-as para as atividades, bem como atendem as solicitações feitas pelas crianças e por seus familiares. As solicitações de atividade podem ser feitas na sala do setor (6° andar) ou pelo ramal 1320. As crianças em internamento de médio e longo prazo têm prioridade no atendimento.

Para as atividades coletivas, os educadores passam em todos os quartos convidando as crianças que têm liberação da equipe médica para tal.

Acompanhamento escolar:

Voltado para crianças e adolescentes em tratamento de médio e longo prazo, mantém a criança/adolescente em contato com sua escola, garantindo seu direito à continuidade da educação formal. O trabalho tem participação de professoras das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, através de convênios do hospital com essas secretarias. O atendimento educacional aqui realizado tem reconhecimento legal e funciona como uma extensão da escola.

Programa de leituras:

Atividades permanentes de incentivo à leitura através de sessões de leitura nas quais é compartilhado e usufruído um acervo de cerca de 4 mil livros.

Programa “Jogos de todo o mundo”:

Prática de jogos que mobilizam o raciocínio lógico, cálculos matemáticos, linguagem, entre outros tópicos.

Projetos de pesquisa:

Realização de pesquisas de assuntos do interesse da criança/adolescente, expandindo seus horizontes culturais e sistematizando seus conhecimentos do mundo.

Cirandas do saber:

Encontros que acontecem periodicamente, conduzidos pelos educadores da equipe, pelas crianças/adolescentes ou por pessoas convidadas, em que aprendemos e compartilhamos conhecimentos sobre os mais diversos temas.

Experiências curiosas Questionamentos científicos disparados às crianças que provocam experimentações e pesquisas.

Oficinas de artes:

Aprendizagem, vivências e práticas das várias linguagens artísticas: música, teatro, artes plásticas, cinema, fotografia, artes populares. As oficinas são conduzidas por artistas e arte-educadores contratados com apoio de empresas e apoiadores do hospital.

Espaços do setor

Sala de Educação e Cultura:

Localizada no 6° andar, é o espaço base do setor, onde acontecem diversas das ações descritas, seguindo o calendário de atividades do setor.

Sala Ruth Rocha:

Também localizada no 6° andar, é um espaço multicultural (biblioteca, sala de jogos e recursos, computadores) voltado para bebês e crianças de até 6 anos. A sala funciona de acordo com o calendário de atividades do setor.

Sala de leitura:

Fica no saguão do 5° andar, ao lado da Brinquedoteca. Abriga o acervo de livros juvenis e adultos, que são emprestados para os adolescentes internados, seus familiares e funcionários do hospital.

Solicitação de empréstimo de materiais

O setor de Educação e Cultura não faz empréstimos de materiais, exceto os livros da biblioteca da Sala de Leitura do 5° andar.

Para solicitar empréstimo de brinquedos, jogos, materiais de desenho e livros, procurar o Voluntariado no ramal 1253.

Faça sua doação