Cirurgia Pediátrica - Hospital Pequeno Príncipe

Cirurgia Pediátrica

A Cirurgia Pediátrica é a especialidade médica responsável pelo tratamento cirúrgico de crianças e adolescentes com doenças congênitas ou adquiridas, do período neonatal até o fim da puberdade. Tem ampla área de atuação e envolve vários sistemas do corpo humano, como o digestório, respiratório, genitourinário, vascular, musculoesquelético e tegumentar (pele).

O Hospital Pequeno Príncipe é referência em Cirurgia Pediátrica e é considerado o maior centro brasileiro em volume desse tipo de procedimento. A especialidade é responsável por quase 50% dos procedimentos cirúrgicos realizados na instituição, que incluem cirurgias de grande, médio e pequeno porte. O serviço também recebe um grande número de pacientes neonatos, com malformações congênitas, e é referência em cirurgias neonatais e oncológicas pediátricas.

Há pacientes que são submetidos a cirurgias e recebem alta no mesmo dia do procedimento, enquanto outros precisam ficar internados para a sua recuperação, sendo que por vezes necessitam, inclusive, de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cirúrgica da instituição.

Os especialistas em Cirurgia Pediátrica do Pequeno Príncipe realizam desde procedimentos de pequeno porte – como correção de hérnias inguinais, umbilicais e incisionais, fimose, correção de testículo (orquidopexia), pequenos tumores superficiais, cistos e fístulas do pescoço – e abdominais – como refluxo gastroesofágico, estenose hipertrófica de piloro, megacólon congênito, anomalias anorretais, fígado e vias biliares – até cirurgias torácicas – relacionadas a malformações pulmonares (como enfisema pulmonar, malformações adenomatoide císticas e sequestro pulmonar), derrames pleurais por pneumonia ou paraneoplásicos e tratamento da hiper-hidrose.

Além disso, o serviço do Hospital é responsável por realizar cirurgias complexas feitas em recém-nascidos, como atresia de esôfago, membrana duodenal, onfalocele, gastrosquise, atresia de intestino delgado e grosso, e operações para extrair tumores benignos e malignos do abdômen, tórax e partes moles. Os especialistas em Cirurgia Pediátrica atendem, também, a situações de urgência e emergência, como invaginação intestinal, apendicite aguda, torção de testículo ou de ovário, hérnia encarcerada e pneumoperitônio. O serviço realiza, ainda, transplantes de rim e de fígado.

Você sabia?

Cirurgias videolaparoscópicas

As cirurgias videolaparoscópicas minimamente invasivas têm sido realizadas com sucesso pelo Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, com números crescentes de casos, tanto em cirurgias eletivas como nas de emergência, incluindo pacientes neonatos. O método tem sido utilizado, inclusive, na realização de cirurgias mais complexas, como as feitas para reparar malformações congênitas.

As cirurgias por vídeo promovem diversos ganhos ao paciente, como uma recuperação mais rápida, com menos chances de complicações no pós-operatório e menos riscos de infecção hospitalar. A equipe do serviço participa de diversos cursos de atualização e aperfeiçoamento em videolaparoscopia e simulação cirúrgica em eventos internacionais. Isso para garantir um atendimento com cada vez mais qualidade e com excelência técnico-científica para os seus pacientes, com a utilização das técnicas mais avançadas.

Histórico

  • Em 1933, ocorreu a primeira cirurgia no Hospital Pequeno Príncipe, na época conhecido como Hospital de Crianças. O procedimento foi uma laparotomia – incisão destinada a abrir a cavidade abdominal –, realizada pelos médicos Oswaldo Faria da Costa e Reinaldo Machado. Na época, a sala de operações não tinha o material para o ato cirúrgico. Por isso, Costa trouxe o equipamento necessário para a cirurgia emprestado de outro hospital, a Casa de Saúde São Vicente.
Ver menos

Atendimento (consultas)

SUS

Os pacientes do SUS precisam ser encaminhados por uma unidade básica de saúde de sua cidade de origem, por meio da Central de Agendamento.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2.700

Convênios e particular

Para agendar uma consulta por meio de convênio médico ou particular, basta entrar em contato com a Central de Agendamento, pelo telefone abaixo.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Av. Iguaçu. 1.458

Equipe

  • Dr. João Carlos Garbers

    Médico Responsável

    Dr. João Carlos Garbers

    CRM-PR 8564

  • Dr. Antonio Carlos Moreira Amarante

    Dr. Antonio Carlos Moreira Amarante

    CRM-PR 6123

  • Dr. Antonio Ernesto da Silveira

    CRM-PR 1934

  • Dr. Ayrton Alves Aranha Junior

    CRM-PR 17763

  • Dr. Cesar Cavalli Sabbaga

    Dr. Cesar Cavalli Sabbaga

    CRM-PR 1939

  • Dr. Claudio Schultz

    Dr. Claudio Schultz

    CRM-PR 4897

  • Dra. Elisângela de Mattos e Silva

    Dra. Elisângela de Mattos e Silva

    CRM-PR 18639

  • Dr. Fernando Antonio Bersani Amado

    CRM-PR 24953

  • Dra. Giovana Camargo de Almeida

    Dra. Giovana Camargo de Almeida

    CRM-PR 22975

  • Dra. Izabel Cristina Meister Martins Coelho

    Dra. Izabel Cristina Meister Martins Coelho

    CRM-PR 11968

  • Dra. Karin Lucilda Schultz

    Dra. Karin Lucilda Schultz

    CRM-PR 20048

  • Dra. Leila Grisa Telles

    Dra. Leila Grisa Telles

    CRM-PR 17873

  • Dr. Luiz Roberto Farion de Aguiar

    Dr. Luiz Roberto Farion de Aguiar

    CRM-PR 11003

  • Dra. Maria Helena Camargo Del Valle

    CRM-PR 17342

  • Dra. Marlene de Almeida

    CRM-PR 4613

  • Dr. Sylvio Gilberto Andrade Ávilla

    Dr. Sylvio Gilberto Andrade Ávilla

    CRM-PR 4428

  • Dr. Wilmington Roque Torres Cosenza

    CRM-PR 5595

A especialidade em números (em 2022)

  • 9.783

    consultas

    sendo 5 teleconsultas

  • 3.853

    internamentos

  • 4.057

    cirurgias