Laboratório Genômico - Hospital Pequeno Príncipe

Laboratório Genômico

A medicina genômica faz parte do movimento de inovação no atendimento do Complexo Pequeno Príncipe, uma marca presente na trajetória da organização da qual o Hospital Pequeno Príncipe faz parte. Está presente no trabalho do Complexo desde 2006, com o início do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que desenvolve diversos estudos científicos com base na genômica. Em 2018, por meio dessa expertise, a organização expandiu para a área diagnóstica essa plataforma e implantou o Centro de Diagnóstico Avançado Pequeno Príncipe – Laboratório Genômico.

O laboratório foi viabilizado com recursos captados pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e com investimentos diretos feitos por empresas apoiadoras do Pequeno Príncipe. Em sua primeira fase de operação, mais de dez mil testes oncológicos foram realizados gratuitamente e beneficiaram meninos e meninas em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe.

Atualmente, os exames moleculares feitos no Laboratório Genômico estão disponíveis para pacientes em geral – inclusive de serviços parceiros –, via Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particular, permitindo a realização de diagnósticos mais precisos. Esses exames tanto auxiliam nas condutas clínicas como nas escolhas terapêuticas e até mesmo possibilitam o tratamento personalizado.

Entre os diferenciais do laboratório estão a sua infraestrutura de equipamentos robusta e moderna, que permite a utilização de técnicas e processos avançados; equipe altamente especializada; assessoria para definição e interpretação de exames; suporte complementar, pelo vínculo entre pesquisa, ensino e assistência; e oferta de exames de diferentes áreas, que se complementam e aprofundam o resultado do diagnóstico, além de possibilitar o monitoramento dos tratamentos.

Um dos exames disponibilizados é o painel de genes para neoplasias infantis por sequenciamento de nova geração, que contempla a identificação de 203 genes, o que fornece diagnóstico molecular, informa sobre o prognóstico e destaca novos alvos terapêuticos em todo o amplo espectro do câncer infantojuvenil, incluindo leucemias, tumores cerebrais e outros tumores sólidos. Além do Pequeno Príncipe, apenas mais um laboratório no Brasil oferece a realização desse painel.

Exames disponibilizados

  • Anatomia patológica: anatomopatológico; imuno-histoquímica; congelação; citologia; e revisão de lâminas.
  • Biologia molecular: painel de neoplasias infantis por sequenciamento de nova geração (NGS); PCR e qPCR (em tempo real) para pesquisa de doenças infectocontagiosas e doenças onco-hematológicas; pesquisa de mutações por sequenciamento de Sanger; e pesquisa de quimerismo.
  • Citogenética: hibridização in situ fluorescente (FISH) para avaliação de amplificações, fusões e deleções gênicas.
  • Citometria de fluxo: imunofenotipagem de neoplasias hematológicas; mielograma; imunofenotipagem de subpopulações linfocitárias; imunofenotipagem para perfil imune; imunofenotipagem para hemoglobinúria paroxística noturna; avaliação de burst oxidativo para diagnóstico de doença granulomatosa crônica (DHR).

Histórico

  • O Centro de Diagnóstico Avançado Pequeno Príncipe – Laboratório Genômico, do Complexo Pequeno Príncipe, iniciou as suas atividades em 2018.
Ver menos

Mais informações

Telefone: (41) 2108-8800
Endereço: Rua Desembargador Motta, 922
Endereço para coleta de amostras: Av. Silva Jardim, 1.639
Atendimento para coleta de amostras: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30. Aos sábados, das 8h às 16h
E-mail: areatecnica@cdapp.org.br

Equipe

  • Karine dos Anjos

    Gerente de Laboratório

O serviço em números (em 2022)

  • 25.657

    exames

    realizados no Centro de Diagnóstico Avançado Pequeno Príncipe – Laboratório Genômico