Homenagem pela atuação em prol da sustentabilidade no planeta - Hospital Pequeno Príncipe

Olhares do cotidiano

    Homenagem pela atuação em prol da sustentabilidade no planeta

    Diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe é reconhecido na SemanaSAM, promovida pela Agência de Sustentabilidade Mãozinha Verde e a ACP-PR
    17/06/2025
    A homenagem reconhece a contribuição de José Álvaro Carneiro à sustentabilidade do planeta ao longo da sua carreira. (Foto: Complexo Pequeno Príncipe/Wynitow Butenas)

    O diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, foi homenageado, nessa sexta-feira, dia 13, por sua contribuição à sustentabilidade do planeta ao longo da sua carreira. O reconhecimento se deu durante a SemanaSAM, evento promovido pela Agência de Sustentabilidade Mãozinha Verde, em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP-PR).

    José Álvaro Carneiro, que participou ativamente na fundação de diversas organizações, como a Associação Pró-Jureia, SOS Mata Atlântica, Liga Ambiental e Mar Brasil, iniciou sua fala destacando a relevância da saúde única. Segundo ele, o conceito — que integra a saúde humana, animal e ambiental — é fundamental não apenas na rotina de um grande hospital, mas também na busca por soluções para desafios contemporâneos, como as alterações climáticas, os resíduos, as zoonoses, a contaminação por microplásticos, o manejo de efluentes e todos os demais problemas ambientais.

    O ambientalista sempre conviveu com o gestor e, por isso, José Álvaro trouxe uma marca única ao Pequeno Príncipe. Desde que assumiu a diretoria-corporativa, em 2011, o meio ambiente entrou definitivamente na pauta institucional. O Hospital foi um dos primeiros do Brasil a abolir o uso de mercúrio em 2013, e também a compensar emissões de carbono da sua atuação em 2021. E, por três anos, recebeu prêmios internacionais da Global Health Care Climate Challenge, sendo reconhecido em 2024 como melhor do mundo em resiliência climática, o que garantiu o ouro da instituição nesta categoria.

    Ineditismo tem sido uma caraterística institucional. Em 2020, por exemplo, a instituição criou, junto com outros hospitais de Curitiba, um Plano de Ajuda Mútua (PAM) para situações de emergências climáticas como as “rain bombs”. “Em 2016 e depois em 2019, a região central de Curitiba passou por duas grandes tempestades que deram muitos prejuízos para alguns hospitais. Felizmente, no Pequeno Príncipe não tivemos resultados catastróficos. Mas esse episódio nos fez apoiar a construção de um PAM, entre os hospitais e a Defesa Civil. Já Petrópolis e Porto Alegre enfrentaram graves problemas com chuvas nos últimos anos, e os grandes hospitais dessas cidades ainda não tinham uma articulação para operação coordenada. As mudanças climáticas já estão acontecendo. Precisamos nos adiantar aos problemas. E é assim que trabalhamos no Pequeno Príncipe”, complementou o diretor.

    O diretor-corporativo também enalteceu a existência da sustentabilidade e preocupação com a saúde única em todas as unidades do Complexo Pequeno Príncipe. “Temos como perspectiva uma certificação ambiental que nos permita perceber nosso `consumo de natureza’ e, a partir disso e além das compensações pelas emissões de gases, buscar a aquisição de `créditos de biodiversidade’. Na Faculdades, teremos a disciplina Saúde e Meio Ambiente para todos os cursos e no Instituto de Pesquisa, plena continuidade nos estudos associados a princípios ativos de origem natural, a peixinhos nativos como bioindicadores, a filtragem de nossos efluentes, entre outros – sempre dando origem a teses de mestrado e doutorado”, reforçou.

    Sobre a SemanaSAM

    A SemanaSAM, realizada entre os dias 13 e 15 de junho, teve como tema a inovação inclusiva e a sustentabilidade, com três eixos importantes: a sustentabilidade, a acessibilidade e a mobilidade. Após a cerimônia de abertura, a programação também contou com painéis temáticos, passeio ciclístico, jantar festivo em alusão aos dez anos da Mãozinha Verde e plantio de árvores.

    “Nós temos muito prazer em participar e incentivar a SemanaSAM, porque são iniciativas como essa que garantem a vida com qualidade. Nós precisamos promover discussões que garantam o bem-estar pessoal, familiar, coletivo, empresarial e do meio ambiente”, pontuou Antonio Gilberto Deggerone, presidente da ACP-PR.

    Nesse evento, também ocorreu o pré-lançamento do prêmio ACP de Sustentabilidade 2025, que reconhece e valoriza as empresas comprometidas com a sua jornada de forma sustentável. “Mais do que provar que as organizações e as corporações empresariais ligadas ao comércio e serviço podem ser sustentáveis, a grande relevância desse prêmio é estar conectado a compromissos internacionais como a Agenda 2030. Neste sentido, a ACP se coloca no papel de protagonista e transformadora da nossa sociedade, apoiando todas as empresas”, explicou o coordenador de Sustentabilidade da ACP, Edilson Ribeiro.

    + Olhares do cotidiano

    17/06/2025

    Homenagem pela atuação em prol da sustentabilidade no planeta

    Diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe é reconhecido na SemanaSAM, promovida pela Agência de Sustentabilidade Mãozinha Verde e a ACP-PR
    06/06/2025

    Cuidar também é encantar!

    O Hospital se encheu de magia com a visita da Graziele Rufca, mãe de uma ex-paciente, que emocionou os participantes com a contação do livro “A menina com os pés na galáxia”, escrito por ela para homenagear sua filha, o Pequeno Príncipe e as equipes
    06/06/2025

    Aquarelando afetos

    Nos traços e cores, as acompanhantes de crianças e adolescentes internados nas UTIs encontraram uma voz para expressar amor, esperança e resiliência em uma oficina de aquarela. Em cada pincelada, um universo de sentimentos que transcende palavras
    Ver mais