FIQUE ATENTO! O Hospital Pequeno Príncipe não abrirá novas vagas para trabalho voluntário em 2022, devido às adequações que foram necessárias no processo por conta da pandemia da COVID-19. Neste momento, a instituição manterá apenas os voluntários que já faziam parte do grupo em 2020, antes da pandemia. O processo para novos voluntários abrirá somente em 2023 e será divulgado aqui.
Voluntários do Pequeno Príncipe retornam às atividades presenciais
Para proporcionar mais alegria ao dia dos pacientes, foram retomadas as atividades presenciais dos voluntários no Hospital Pequeno Príncipe. A iniciativa foi possível com todos os cuidados que o momento de pandemia do coronavírus ainda exige, como esquema vacinal atualizado, redução do número de voluntários por período para evitar aglomeração, uso obrigatório de máscara e higiene constante das mãos.
Durante os mais de dois anos nos quais as atividades presenciais ficaram suspensas, os voluntários participaram de reuniões periódicas on-line. Quando a data de retorno foi definida para 16 de maio, aqueles que já faziam parte do grupo antes da pandemia passaram por treinamento. A atuação voluntária ocorrerá exclusivamente nos ambulatórios e enfermarias, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Para a gerente do Setor de Voluntariado do Pequeno Príncipe, Rita Lous, o reinício do trabalho dos voluntários é um marco. “Esse momento cria uma expectativa otimista de que, aos poucos, vamos refazendo nossas rotinas dentro de um novo contexto e atentos aos cuidados necessários, confiando que dias melhores virão e que tanto pacientes quanto voluntários poderão usufruir esse trabalho que traz muita satisfação e gratidão”, pontua.
As brinquedotecas, entretanto, permanecerão fechadas por tempo indeterminado. As demais atividades – como Voluntariado Corporativo, Programa Jovem Abraça Criança, Voluntariado de Talentos, Oficina de Trabalhos Manuais e Amigo Bicho – estão passando por análises e reformulações, com previsão de retorno no segundo semestre de 2022.
Medidas adotadas para o retorno seguro dos voluntários
- Estar imunizado, há mais de 20 dias, com as doses da vacina contra a COVID-19.
- Estar imunizado, há mais de 15 dias, com a dose da vacina contra a gripe (influenza).
- Além das vacinas citadas, voluntários com menos de 30 anos devem estar vacinados com a tríplice viral.
- Retorno gradual, com número de voluntários reduzido por período.
- Mulheres que não estejam grávidas.
- Uso obrigatório de máscara.