Um alerta importante no Dia Mundial da Imunização - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Um alerta importante no Dia Mundial da Imunização

Na ausência de uma vacina contra o coronavírus, é fundamental manter a prevenção em dia contra outras doenças, como o sarampo e a febre amarela, que podem sobrecarregar o sistema de saúde nesta fase de pandemia
09/06/2020
Neste Dia Mundial da Imunização, a médica Heloisa Giamberardino lembra que é importante manter o calendário vacinal em dia em tempos de pandemia e ainda dar atenção especial à saúde das crianças.

Ainda não existe uma vacina contra o coronavírus, mas é importante – neste momento de pandemia – manter distante o risco de outras doenças que podem ser prevenidas. Por conta disso, neste 9 de junho, Dia Mundial da Imunização, o Hospital Pequeno Príncipe faz um alerta a toda sociedade, principalmente àqueles que respondem também pela saúde de milhares de crianças.

A médica e coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) e do Serviço de Imunizações do Hospital Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino, lembra que todo cuidado faz a diferença nesta fase de combate e prevenção à COVID-19. “As altas coberturas vacinais são fundamentais para manter o controle ou até mesmo eliminar as doenças infectocontagiosas. Elas podem sobrecarregar o sistema de saúde, pois algumas doenças imunopreveníveis levam muitas vezes à necessidade de hospitalização”, reforça a especialista.

 

Diante desse quadro preocupante, Heloisa Giamberardino, que também é a médica responsável pelo Centro de Vacinas do Pequeno Príncipe, alerta para doenças, como o sarampo e febre amarela, que voltaram a ser um problema nos últimos anos. “Perdemos o status de país sem a doença e um surto de sarampo neste instante seria um caos para o sistema de saúde. O mesmo problema é verificado com a febre amarela, já temos vários casos no Sul registrados em 2020”, completa.

Por essas e outras razões, a imunização é bem-vinda, recomendada e altamente necessária. Nesta época do ano, por exemplo, é preciso se prevenir ainda das meningites e doenças respiratórias. “É importante manter o calendário vacinal em dia, sobretudo das crianças. Com o coronavírus, é importante fazer mais aplicações numa mesma visita à unidade de saúde ou em sua clínica de preferência, desde que o prazo vacinal esteja correto”, completa.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais