Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde

Notícias

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
25/03/2024
Sociedade Paranaense de Pediatria
O Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1994, quando nasceu a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP).

Há 90 anos, médicos do então Hospital de Crianças, atual Pequeno Príncipe, fundaram a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), marcando um momento crucial na história da medicina infantil no estado. Hospital de ensino, a instituição passou a ser reconhecida também como o berço da pediatria do Paraná. A semente, plantada em 25 de março de 1934, fez com que a SPP passasse a fomentar o conhecimento científico – que, consequentemente, melhorou a qualidade da formação médica em prol da população infantojuvenil.

“O Pequeno Príncipe nasceu do princípio de proteção para a criança e suas necessidades de saúde. E é muito significativo que a sociedade também tenha nascido nesse ambiente, no seio do Hospital, que proporciona tanto benefício para a sociedade paranaense. Nesse sentido, a SPP veio a corroborar com o espírito de ensino que já havia dentro da instituição e se inspirou em, por meio do conhecimento, a melhorar o atendimento da criança. E o Hospital reforçou a sua missão de assistência, ensino e, posteriormente, pesquisa”, enaltece o diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

No ano em que a Sociedade Paranaense de Pediatria completa 90 anos é muito simbólico ter um presidente que é membro do corpo clínico do Hospital Pequeno Príncipe. “As ações das duas instituições têm o mesmo propósito: promover a saúde da criança. Tanto o Hospital como a SPP mostram a importância de ter um profissional capacitado e habilitado para o atendimento da criança na prevenção, promoção da saúde e também nas doenças mais graves. Juntas, promovem o bem-estar do paciente”, enfatiza Victor Horácio, atual presidente da SPP e vice-diretor de Assistência e Ensino do Hospital Pequeno Príncipe.

Berço da pediatria do Paraná

A importância desse fato é relevante, pois na mesma época o Hospital Pequeno Príncipe já participava da formação de novos pediatras e especialistas pediátricos. Os alunos de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) cursavam as disciplinas práticas na instituição. E foi em 1972 que o Pequeno Príncipe passou a ter um programa de residência médica próprio reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, além de atuar como centro de formação de pediatras e especialistas no âmbito hospitalar, a instituição oferece cursos da área de saúde por meio da Faculdades Pequeno Príncipe. O Pequeno Príncipe desenvolve também estudos que visam a reduzir a mortalidade infantojuvenil por meio de pesquisas que ocorrem tanto no Hospital, em nível clínico, como no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Referência na assistência de média e alta complexidade, o Hospital Pequeno Príncipe possui um caráter único, porque consegue atender em 47 especialidades e áreas da pediatria que contemplam diagnóstico e tratamento, com excelência técnica e científica, qualidade, humanização e segurança.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
28/10/2025

Noite do Bem 2025: solidariedade e alta gastronomia em prol da vida

Evento reuniu apoiadores em um jantar para arrecadar fundos para os serviços de Oncologia e Hematologia e de Transplante de Medula Óssea
Ver mais