Simulação de abandono de área no Pequeno Príncipe

Notícias

Simulação de abandono de área no Hospital Pequeno Príncipe é realizada em 8’36’’

O treinamento de segurança mobilizou mais de mil colaboradores da instituição na manhã de quarta, dia 5
06/06/2019
Neste ano, a simulação de abandono de área contou com a participação de mais de 1.050 colaboradores, sendo esse o recorde de público.

Pela terceira vez, o Hospital Pequeno Príncipe realizou a simulação de abandono de área, que mobilizou mais de 1.050 profissionais na manhã de quarta-feira, dia 5. Com o recorde de público participante, o abandono total dos prédios foi realizado em 8’36’’. A paramentação dos brigadistas e combate da simulação de um princípio de incêndio na central de gás durou 2’17’’.

Esse treinamento é uma exigência legal do Corpo de Bombeiros e uma necessidade para garantir a segurança de todos os pacientes, familiares e colaboradores, em caso de uma situação inesperada. “Nós esperamos que nunca aconteça, mas é importante estarmos preparados para essas eventualidades. Agradeço a cada um, pois foi superimportante a participação de vocês. Queremos realizar essa simulação anualmente e evoluir constantemente”, enfatizou o diretor administrativo-financeiro, André Teixeira.

simulação de abandono
Colaboradores se passaram por vítimas para que pudesse ser simulada também a atuação dos socorristas.

Para que a simulação parecesse o mais real possível, foram feitas maquiagens no rosto e braços de colaboradores que se passaram por vítimas e a fumaça foi produzida com o gelo seco. Além de reforçar as rotas de saída de cada local do Hospital, a ação fortaleceu os treinamentos que já são realizados anualmente, como de brigadistas e socorristas.

A instituição adotou todas as medidas para manter o atendimento aos pacientes sem nenhuma intercorrência, pois parte da assistência manteve a rotina de atividades sem quaisquer alterações. As áreas de emergência funcionaram normalmente e os pais e pacientes também foram orientados sobre a simulação e a sua importância.

Histórico da simulação de abandono de área no Hospital Pequeno Príncipe
O primeiro treinamento de segurança, realizado em 2016, contou com cerca de 900 colaboradores participantes. A evacuação do prédio durou 9’15’’ e a paramentação dos brigadistas e combate da simulação de um princípio de incêndio na central de gás durou 2’58’’. Em 2017, os números diminuíram para 7’46’’ e 2’17’’, respectivamente, com a participação de mais de 950 profissionais.

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais