Simulação de abandono de área no Pequeno Príncipe

Notícias

Simulação de abandono de área no Hospital Pequeno Príncipe é realizada em 8’36’’

O treinamento de segurança mobilizou mais de mil colaboradores da instituição na manhã de quarta, dia 5
06/06/2019
Neste ano, a simulação de abandono de área contou com a participação de mais de 1.050 colaboradores, sendo esse o recorde de público.

Pela terceira vez, o Hospital Pequeno Príncipe realizou a simulação de abandono de área, que mobilizou mais de 1.050 profissionais na manhã de quarta-feira, dia 5. Com o recorde de público participante, o abandono total dos prédios foi realizado em 8’36’’. A paramentação dos brigadistas e combate da simulação de um princípio de incêndio na central de gás durou 2’17’’.

Esse treinamento é uma exigência legal do Corpo de Bombeiros e uma necessidade para garantir a segurança de todos os pacientes, familiares e colaboradores, em caso de uma situação inesperada. “Nós esperamos que nunca aconteça, mas é importante estarmos preparados para essas eventualidades. Agradeço a cada um, pois foi superimportante a participação de vocês. Queremos realizar essa simulação anualmente e evoluir constantemente”, enfatizou o diretor administrativo-financeiro, André Teixeira.

simulação de abandono
Colaboradores se passaram por vítimas para que pudesse ser simulada também a atuação dos socorristas.

Para que a simulação parecesse o mais real possível, foram feitas maquiagens no rosto e braços de colaboradores que se passaram por vítimas e a fumaça foi produzida com o gelo seco. Além de reforçar as rotas de saída de cada local do Hospital, a ação fortaleceu os treinamentos que já são realizados anualmente, como de brigadistas e socorristas.

A instituição adotou todas as medidas para manter o atendimento aos pacientes sem nenhuma intercorrência, pois parte da assistência manteve a rotina de atividades sem quaisquer alterações. As áreas de emergência funcionaram normalmente e os pais e pacientes também foram orientados sobre a simulação e a sua importância.

Histórico da simulação de abandono de área no Hospital Pequeno Príncipe
O primeiro treinamento de segurança, realizado em 2016, contou com cerca de 900 colaboradores participantes. A evacuação do prédio durou 9’15’’ e a paramentação dos brigadistas e combate da simulação de um princípio de incêndio na central de gás durou 2’58’’. Em 2017, os números diminuíram para 7’46’’ e 2’17’’, respectivamente, com a participação de mais de 950 profissionais.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais