Ronco é sinal de alerta à saúde das crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Ronco é sinal de alerta à saúde das crianças

    Na sexta live promovida pelo Hospital Pequeno Príncipe, o médico e chefe do Serviço de Otorrinolaringologia, Lauro João Lobo Alcântara, esclareceu importantes questões sobre o assunto
    06/10/2020

    Um alerta aos pais, responsáveis e cuidadores na sexta live promovida pelo Hospital Pequeno Príncipe com temas pertinentes à saúde infantojuvenil. O painel “Ronco: Quando Levar Meu Filho ao Otorrino?”, realizado no dia 23 de setembro, trouxe orientações importantes sobre o sono na infância e adolescência.

    Transmitido pelo perfil do Hospital no Instagram, o bate-papo virtual, realizado a cada 14 dias, sempre às quartas-feiras, às 17 horas, contou com a presença do médico e chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe, Lauro João Lobo Alcântara. O especialista reforçou sinais e sintomas que devem ser analisados nos meninos e meninas. “Criança que ronca, se bate muito para dormir, rola na cama, transpira muito à noite, fica muito com a boca aberta, baba e demonstra-se irritada precisa ser bem observada”, completou.

    Alcântara lembra que é mais grave a situação quando a criança ou o adolescente faz apneia dormindo (ruídos e interrupções na respiração que se repetem). “Essa situação tem que ser avaliada por um otorrinolaringologista. Vale lembrar que não é necessário apresentar todos esses sinais e sintomas citados”, reforçou o médico.

    O médico e chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe, Lauro João Lobo Alcântara, trouxe informações importantes aos pais, responsáveis e cuidadores.

    Lives

    Também participaram das lives o vice-diretor técnico do Pequeno Príncipe, o infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, que esclareceu dúvidas importantes no painel “Retorno às Aulas e Pandemia – Quais as Perspectivas em Meio ao Cenário Atual?”, a médica imunologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Carolina Prando, que abordou o tema “Seu Filho tem Infecções de Repetição?”,  o gastroenterologista pediátrico Mário Vieira, que falou sobre “Alergias Alimentares”, e a médica oncologista pediátrica do Pequeno Príncipe, Ana Paula Kuczynski, comandou o bate-papo sobre  “A Importância do Diagnóstico Precoce nos Casos de Câncer Infantil”.

    No Setembro Amarelo, o painel “Prevenção ao Suicídio na Infância e Adolescência: Precisamos Falar Sobre Isso” trouxe importantes orientações da psicóloga Daniela Prestes. Para saber a programação completa e conferir as edições anteriores, basta acompanhar as redes sociais da instituição.

    PROGRAME-SE!

    “Vacinação: Tudo o que Você Precisa Saber” é o tema da live do Hospital Pequeno Príncipe nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, às 17 horas, com a participação da médica pediatra Heloisa Ihle Garcia Giamberardino, coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar da instituição. Acesse o nosso perfil no Instagram. Você também pode encaminhar perguntas e interagir durante o bate-papo. Divulgue, compartilha e faça a diferença em prol da saúde de todas as nossas crianças e adolescentes. Vale lembrar que estamos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos e também de Multivacinação para Atualização de Caderneta da Criança e do Adolescente. As ações, sob o comando do Ministério da Saúde, seguem até 30 de outubro. Em 17/10, sábado, será o dia da mobilização nacional.

    + Notícias

    23/12/2025

    Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

    Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
    23/12/2025

    2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

    Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
    16/12/2025

    Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

    A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
    15/12/2025

    Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

    Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
    10/12/2025

    Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

    Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
    08/12/2025

    O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

    O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
    Ver mais