Os marcos do desenvolvimento infantil abrangem aspectos físicos, motores, cognitivos, linguísticos e socioemocionais.
Conhecer os marcos do desenvolvimento infantil auxilia pais, responsáveis e profissionais da saúde a identificar padrões esperadose possíveis atrasos no crescimento. Durante a Primeiríssima Infância, período que abrange da gestação aos 3 anos de idade, é essencial compreender essas fases, visto que as crianças passam por rápidas transformações físicas, cognitivas, emocionais e sociais.
Segundo o neonatologista Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe, é preciso observar se a criança está com o desenvolvimento esperado na hora de sentar-se, de firmar seu pescoço, no início do ato de engatinhar e andar, de começar a pronunciar palavras, de ter coordenação e bater palminhas. O acompanhamento pediátrico é fundamental para entender os marcos do desenvolvimento infantil.
“Quando nascemos, por mais saudáveis que sejamos, não temos coordenação, não sabemos interpretar os ruídos que ouvimos, não sabemos verbalizar letras e palavras. Somos seres, um potencial que vai se desenvolver no correr do tempo. Então, é muito importante que os pais e os responsáveis que cuidam de bebês nesta faixa etária tenham conhecimentos básicos do que esperar de uma criança tão pequena que está começando a relacionar-se com o mundo e da qual se espera um progresso que seja uma evidência”, reforça.
Os marcos indicam padrões gerais que auxiliam na promoção de um desenvolvimento saudável.
O que são marcos do desenvolvimento infantil?
Os marcos do desenvolvimento infantil são habilidades e comportamentos que a maioria das crianças atinge em idades determinadas e abrangem aspectos físicos, motores, cognitivos, linguísticos e socioemocionais.
Eles servem como referência para acompanhar o crescimento e a evolução dos pequenos, o que auxilia pais e profissionais a identificar se o desenvolvimento está dentro do esperado ou se há necessidade de acompanhamento pediátrico. Embora cada criança tenha seu próprio ritmo, esses marcos indicam padrões gerais que auxiliam na promoção de um desenvolvimento saudável.
Fases do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos
0 a 6 meses
Físico e motor: mantém a cabeça erguida quando está de bruços, reflexos primitivos (sucção, preensão), sustentação da cabeça, começa a rolar e a levar objetos à boca, empurra o tronco para cima apoiado nos cotovelos e se apoia nas mãos para sustentar-se quando sentado.
Cognitivo: responde a estímulos sonoros e visuais, reconhece rostos familiares, expressa curiosidade pelo ambiente, leva objetos à boca para explorá-los.
Linguagem: emite sons guturais, responde a vozes e interação, acompanha o som com a cabeça.
Socioemocional: sorriso social, acalma-se quando é pego no colo, busca contato visual, começa a demonstrar apego a cuidadores, gosta de olhar-se no espelho.
6 meses a 1 ano
Físico e motor: senta sem apoio, engatinha, fica em pé com apoio, começa a dar os primeiros passos, levanta os braços para ser pego.
Cognitivo: explora objetos com as mãos e boca, reconhece seu nome, imita sons e gestos.
Linguagem: balbucia, repete sílabas como “mamã” e “papá” e acena com as mãos.
Socioemocional: estranhamento com desconhecidos, demonstra preferência por cuidadores, reage a emoções dos outros, demonstra alegria, tristeza ou surpresa por meio de expressões faciais.
1 a 2 anos
Físico e motor: caminha sem apoio, sobe degraus com ajuda, manipula objetos com mais precisão, come com colher e corre.
Cognitivo: identifica objetos e imagens, entende comandos simples, mostra interesse por brincadeiras de causa e efeito.
Linguagem: diz palavras simples, amplia vocabulário, tenta expressar necessidades, manda beijo ou acena “sim” e “não” com a cabeça.
Socioemocional: demonstra independência, imita atividades diárias dos adultos, começa a brincar ao lado de outras crianças, bate palmas quando animado, mostra afeto.
2 a 3 anos
Físico e motor: corre com mais segurança, pula, sobe e desce escadas sem apoio, vira páginas de livros, usa garfos e veste algumas peças de roupas sozinho.
Cognitivo: resolve problemas simples, começa a usar brinquedos de maneira simbólica, identifica cores e formas básicas.
Linguagem: forma frases curtas, faz perguntas, nomeia objetos, amplia significativamente o vocabulário.
Socioemocional: expressa emoções com mais clareza, demonstra mais autonomia, participa de brincadeiras interativas com outras crianças.
A assistência pediátrica é importante para garantir que a criança se desenvolva.
Qual é a importância do acompanhamento infantil?
A assistência pediátrica e a estimulação adequada são essenciais para garantir que a criança se desenvolva dentro dos padrões esperados. Cada criança tem seu próprio ritmo, mas atrasos significativos em habilidades motoras, cognitivas ou de linguagem devem ser avaliados por especialistas.
O ambiente rico em interação, afeto e estímulos contribui diretamente para um desenvolvimento saudável. Brincadeiras, conversas e exploração do mundo ao redor são fundamentais para a construção de habilidades que acompanharão a criança por toda a vida.
Programa Primeiríssima Infância
O objetivo do Programa Primeiríssima Infância, do Hospital Pequeno Príncipe, é empoderar os cuidadores, durante o tempo de internamento, por meio do compartilhamento de informações e reflexões sobre temas relacionados ao desenvolvimento infantil. Essa troca de informações com os pais ou responsáveis pelos pacientes ocorre via rodas de conversa e diversas oficinas – como as de musicalização, relaxamento, brinquedos e brincadeiras, shantala e leitura.
Confira, na playlist a seguir, mais informações sobre a Primeiríssima Infância:
O Pequeno Príncipe é participante do Pacto Global desde 2019. E a iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e Bem-Estar (ODS 3).
Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
O Pequeno Príncipe busca ampliar o debate sobre a relação entre o meio ambiente e a saúde integral e global, ao chamar atenção para a preservação do manancial, maior rio do Paraná
Coletamos Cookies* (pequenos pedaços de informações armazenados no seu computador) para verificar quem você é. Alguns desses cookies são usados para autenticação do Usuário e outros para conveniência, para ‘lembrar’ de você e suas preferências, seja para uma única visita (por meio de um ‘cookie de sessão’) ou para várias visitas repetidas (usando um ‘cookie persistente’). *Cookie: arquivo colocado em seu computador para rastrear movimentos dentro do site, como visitas as páginas e anúncios. Cookies não armazenam informações pessoais sem que você as tenha fornecido e não coletam informações registradas em seu computador.
Cookies Necessários são os cookies essenciais para fazer com que o nosso site funcione corretamente, permitindo que o Usuário navegue e utilize o site com todas as suas funcionalidades. A recusa desses cookies implica em não funcionamento de parte do site.
Cookies de Redes Sociais permitem que o Usuário acesse nossas campanhas e plataformas de doação a partir de links e leads lançados em nossas plataformas sociais e, após o término da respectiva campanha, permitem que o PEQUENO PRÍNCIPE faça o retarget dos potenciais doadores buscando nova arrecadação de doações.
Cookies de Desempenho são os cookies que permitem entender como o usuário interage com o site, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo gasto no site e eventuais problemas encontrados. Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site e não identificam o usuário, sendo todos os dados coletados e agregados anonimamente.
Cookies de Conveniência permitem que nosso site lembre das escolhas feitas pelo Usuário, facilitando o acesso e utilização da nossa plataforma em uma próxima oportunidade. Esses cookies podem coletar informações pessoais divulgados pelo próprio usuário e expiram aproximadamente após um ano de sua armazenagem.