Quais são os marcos do desenvolvimento infantil?

Conhecer os marcos do desenvolvimento infantil auxilia pais, responsáveis e profissionais da saúde a identificar padrões esperados e possíveis atrasos no crescimento. Durante a Primeiríssima Infância, período que abrange da gestação aos 3 anos de idade, é essencial compreender essas fases, visto que as crianças passam por rápidas transformações físicas, cognitivas, emocionais e sociais.
Segundo o neonatologista Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe, é preciso observar se a criança está com o desenvolvimento esperado na hora de sentar-se, de firmar seu pescoço, no início do ato de engatinhar e andar, de começar a pronunciar palavras, de ter coordenação e bater palminhas. O acompanhamento pediátrico é fundamental para entender os marcos do desenvolvimento infantil.
“Quando nascemos, por mais saudáveis que sejamos, não temos coordenação, não sabemos interpretar os ruídos que ouvimos, não sabemos verbalizar letras e palavras. Somos seres, um potencial que vai se desenvolver no correr do tempo. Então, é muito importante que os pais e os responsáveis que cuidam de bebês nesta faixa etária tenham conhecimentos básicos do que esperar de uma criança tão pequena que está começando a relacionar-se com o mundo e da qual se espera um progresso que seja uma evidência”, reforça.

O que são marcos do desenvolvimento infantil?
Os marcos do desenvolvimento infantil são habilidades e comportamentos que a maioria das crianças atinge em idades determinadas e abrangem aspectos físicos, motores, cognitivos, linguísticos e socioemocionais.
Eles servem como referência para acompanhar o crescimento e a evolução dos pequenos, o que auxilia pais e profissionais a identificar se o desenvolvimento está dentro do esperado ou se há necessidade de acompanhamento pediátrico. Embora cada criança tenha seu próprio ritmo, esses marcos indicam padrões gerais que auxiliam na promoção de um desenvolvimento saudável.
Fases do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos
0 a 6 meses
- Físico e motor: mantém a cabeça erguida quando está de bruços, reflexos primitivos (sucção, preensão), sustentação da cabeça, começa a rolar e a levar objetos à boca, empurra o tronco para cima apoiado nos cotovelos e se apoia nas mãos para sustentar-se quando sentado.
- Cognitivo: responde a estímulos sonoros e visuais, reconhece rostos familiares, expressa curiosidade pelo ambiente, leva objetos à boca para explorá-los.
- Linguagem: emite sons guturais, responde a vozes e interação, acompanha o som com a cabeça.
- Socioemocional: sorriso social, acalma-se quando é pego no colo, busca contato visual, começa a demonstrar apego a cuidadores, gosta de olhar-se no espelho.
6 meses a 1 ano
- Físico e motor: senta sem apoio, engatinha, fica em pé com apoio, começa a dar os primeiros passos, levanta os braços para ser pego.
- Cognitivo: explora objetos com as mãos e boca, reconhece seu nome, imita sons e gestos.
- Linguagem: balbucia, repete sílabas como “mamã” e “papá” e acena com as mãos.
- Socioemocional: estranhamento com desconhecidos, demonstra preferência por cuidadores, reage a emoções dos outros, demonstra alegria, tristeza ou surpresa por meio de expressões faciais.
1 a 2 anos
- Físico e motor: caminha sem apoio, sobe degraus com ajuda, manipula objetos com mais precisão, come com colher e corre.
- Cognitivo: identifica objetos e imagens, entende comandos simples, mostra interesse por brincadeiras de causa e efeito.
- Linguagem: diz palavras simples, amplia vocabulário, tenta expressar necessidades, manda beijo ou acena “sim” e “não” com a cabeça.
- Socioemocional: demonstra independência, imita atividades diárias dos adultos, começa a brincar ao lado de outras crianças, bate palmas quando animado, mostra afeto.
2 a 3 anos
- Físico e motor: corre com mais segurança, pula, sobe e desce escadas sem apoio, vira páginas de livros, usa garfos e veste algumas peças de roupas sozinho.
- Cognitivo: resolve problemas simples, começa a usar brinquedos de maneira simbólica, identifica cores e formas básicas.
- Linguagem: forma frases curtas, faz perguntas, nomeia objetos, amplia significativamente o vocabulário.
- Socioemocional: expressa emoções com mais clareza, demonstra mais autonomia, participa de brincadeiras interativas com outras crianças.

Qual é a importância do acompanhamento infantil?
A assistência pediátrica e a estimulação adequada são essenciais para garantir que a criança se desenvolva dentro dos padrões esperados. Cada criança tem seu próprio ritmo, mas atrasos significativos em habilidades motoras, cognitivas ou de linguagem devem ser avaliados por especialistas.
O ambiente rico em interação, afeto e estímulos contribui diretamente para um desenvolvimento saudável. Brincadeiras, conversas e exploração do mundo ao redor são fundamentais para a construção de habilidades que acompanharão a criança por toda a vida.
Programa Primeiríssima Infância
O objetivo do Programa Primeiríssima Infância, do Hospital Pequeno Príncipe, é empoderar os cuidadores, durante o tempo de internamento, por meio do compartilhamento de informações e reflexões sobre temas relacionados ao desenvolvimento infantil. Essa troca de informações com os pais ou responsáveis pelos pacientes ocorre via rodas de conversa e diversas oficinas – como as de musicalização, relaxamento, brinquedos e brincadeiras, shantala e leitura.
Quer saber mais sobre os cuidados com o bebê?
- Confira, na playlist a seguir, mais informações sobre a Primeiríssima Infância:
O Pequeno Príncipe é participante do Pacto Global desde 2019. E a iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).