Programação de palestras aborda a importância da doação de órgãos no Hospital Pequeno Príncipe
Durante quatro dias, os colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe tiveram a oportunidade de participar de uma programação especial de palestras referente ao Dia Nacional de Doação de Órgãos (27 de setembro). A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) foi quem organizou o evento, finalizado nesta sexta-feira (3).
A palestra de hoje teve início com a assistente social Élcia Garcia, da Central Estadual de Transplantes (CET/PR). Ela explicou aos colaboradores a importância da abordagem familiar em casos de morte encefálica. Segundo Élcia, a forma que a entrevista é realizada com os responsáveis é significativa para a aceitação ou não da doação de órgãos.
Em seguida, a enfermeira Alexandra falou sobre o processo de transplante e enfatizou a necessidade da higienização completa em todos os passos do procedimento. Para finalizar, a cardiologista Rita Silva, do Hospital, relatou dados relevantes de transplantes cardíacos no Pequeno Príncipe. Nos últimos nove meses foram quatro novos corações e, desde 2004, 17 crianças tiveram suas vidas transformadas.
Para Marina Ribas, biomédica residente, os quatros dias de palestras tiveram importância fundamental na conscientização da doação de órgãos. “Foi muito interessante e esclarecedor. Muitas vezes não temos nem noção de como é realizado um transplante, o que eu mais gostei foi de saber os cuidados necessários com os pacientes.”