Programa Cores: ação pioneira atua no bem-estar de profissionais

Notícias

Iniciativa do Pequeno Príncipe voltada ao autocuidado de colaboradores é pioneira no Paraná

O Programa Cores – Controle e Redução do Estresse completa 21 anos oferecendo atividades gratuitas com foco na qualidade de vida dos profissionais
19/08/2022
Programa Cores
O Reiki é uma das atividades ofertadas pelo Programa Cores aos colaboradores da instituição

 

Com a pandemia do coronavírus, temas como autocuidado e saúde mental foram amplamente discutidos. Mas muito antes disso, há 21 anos, o Pequeno Príncipe deu início ao Programa Cores – Controle e Redução do Estresse. Voltada ao bem-estar e à saúde dos colaboradores da instituição, a iniciativa pioneira busca, pela visão humanizada da organização, cuidar daqueles que cuidam.

A preocupação com a satisfação pessoal dos profissionais era algo presente desde antes da criação do programa, segundo a coordenadora da Central de Atendimento ao Colaborador Pequeno Príncipe (CAC PP), Susiane Artuzi Mota e Silva. “Foi algo com que a instituição se preocupou ao longo dos anos até chegarmos à ideia de ofertar atividades voltadas para cuidar dos nossos colaboradores. Sabemos da dificuldade em relação ao autocuidado, pois muitos trabalham também em outros lugares e ainda estudam. Eles acabam esquecendo-se de voltar o olhar para si mesmos”, aponta.

As atividades do Programa Cores são direcionadas para todos os colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe, independentemente da área de atuação. Devido à pandemia da COVID-19, algumas das opções disponíveis passaram a ser ofertadas no modo on-line, como a orientação psicológica. “No auge da pandemia, foi disponibilizado o atendimento psicológico de forma remota, pois notamos que era uma necessidade após tantas mudanças na vida e rotina dos colaboradores”, complementa.

Com as flexibilizações e por meio de autorização do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH), outras atividades já retomaram sua programação presencial, como: orientação nutricional e psicológica, auriculoterapia, exame preventivo, massoterapia e reiki. Ações como festa dos aniversariantes do mês, ginástica laboral nos setores, atividade física orientada e promoção da saúde e beleza devem retornar ao longo dos próximos meses.

Resultados positivos do Programa Cores

Cerca de 54 mil atendimentos foram realizados pelo programa desde 2011, proporcionando resultados positivos à vida dos profissionais da instituição. Como é o exemplo da técnica de enfermagem Oridia Martins Pereira, do Hospital Pequeno Príncipe, que desfrutou os serviços disponibilizados pela iniciativa no cuidado com a saúde mental.

“Meu primeiro contato com o programa foi após uma crise. Depois disso, fui encaminhada à Medicina do Trabalho, que me apresentou o acompanhamento psicológico. Fiz uma primeira sessão ainda on-line, na época do agravamento da pandemia, e foi um passo muito importante na minha trajetória, pois consegui me abrir com a psicóloga e iniciar um longo processo de tratamento, com ajuda profissional. Agradeço imensamente à iniciativa do Hospital com o bem-estar e saúde dos seus colaboradores”, relata.

Para a coordenadora da CAC PP, é gratificante ver a nítida diferença entre como o colaborador chega e como ele sai da atividade, independentemente de qual seja. “Durante estes 21 anos, acompanhei muitas histórias inspiradoras. Estamos contribuindo com pessoas importantes que, no seu dia a dia, estão cuidando de outras pessoas. Essa iniciativa é um presente a todos aqueles profissionais que se dedicam à causa da saúde infantojuvenil”, finaliza Susiane.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

Reiki

Orientação nutricional

Massagem

Reiki

Auriculoterapia

Reiki

Massagem

Auriculoterapia

Orientação nutricional

Auriculoterapia

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais