Hospital resgata recursos captados ao projeto Pelo Direito à Vida III

Notícias

Pequeno Príncipe resgata recursos captados para projeto Pelo Direito à Vida III

O Termo de Fomento referente ao montante de R$ 8,2 milhões foi assinado em solenidade no Palácio Iguaçu e irá beneficiar cerca de dez mil pacientes
01/06/2022
resgate projeto Pelo Direito à Vida III
O Termo de Fomento firmado em solenidade no Palácio Iguaçu vai beneficiar cerca de dez mil pacientes no âmbito do projeto Pelo Direito à Vida III.

 

Na data em que se encerrou o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda, dia 31 de maio, o Pequeno Príncipe resgatou R$ 8,2 milhões referentes à terceira captação de recursos destinada ao projeto Pelo Direito à Vida III. O montante é oriundo da doação do Imposto de Renda feita por pessoas físicas e jurídicas que reconhecem o trabalho de referência realizado pelo Hospital em favor da saúde infantojuvenil.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR), que autorizou a captação de recursos pelo Pequeno Príncipe. A captação foi realizada em 2020, e neste momento o montante está sendo resgatado por meio de instrumento formal de parceria entre o Hospital e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

O Termo de Fomento firmado em solenidade no Palácio Iguaçu com o governador Carlos Massa Ratinho Junior vai beneficiar cerca de dez mil pacientes no âmbito do projeto Pelo Direito à Vida III, do Hospital. A iniciativa amplia assistência hospitalar e ambulatorial; formação e educação continuada dos profissionais de saúde; e fomenta a inovação e a pesquisa científica, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e redução da mortalidade infantil.

“O equilíbrio financeiro que conseguimos por meio do projeto Pelo Direito à Vida é essencial. Nós fazemos uso desses mecanismos de captação de recursos, especialmente da renúncia fiscal, que é o que permite que a gente mantenha a prestação de um serviço de altíssima qualidade para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Esse mecanismo legal de renúncia fiscal, via Banco de Projetos, produz um ganha-ganha: o doador, em vez de repassar o recurso para a Receita Federal, destina até 6% do Imposto de Renda (pessoa física) e até 1% (pessoa jurídica) para projetos sociais. Os projetos são realizados pelas organizações da sociedade civil, que fortalecem as políticas públicas de garantia de direitos de crianças e adolescentes, como é o caso do Pequeno Príncipe em relação à proteção integral dos direitos e, especialmente, direito à vida e à saúde.

Durante a solenidade, o governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou a importância do maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil para a sociedade. “O Pequeno Príncipe realiza um trabalho de excelência no cuidado da saúde da criança. Para nós, é uma honra fazer parte de mais esse momento tão importante para assegurar a manutenção dos serviços do Hospital, que é referência nacional e internacional e motivo de orgulho de todos os paranaenses”, finalizou.

tecnologia tyto
O TytoCare é um aparelho portátil que facilita o atendimento via telemedicina e foi considerado um destaque na solenidade.

 

Inovações em prol da saúde

Na solenidade, o diretor-corporativo falou para o governador sobre as inovações realizadas pela instituição em prol da saúde infantojuvenil, entre elas o TytoCare. A tecnologia foi trazida ao Brasil pela startup Tuinda Care, que é acelerada pelos hospitais Pequeno Príncipe (PR) e Sabará (SP). O aparelho portátil permite medir a temperatura e aferir a frequência cardíaca do paciente, fazer ausculta do coração, pulmões e região abdominal, além de gerar imagens da garganta, do ouvido e da pele. Ele é acompanhado de uma plataforma que registra os dados e imagens desses exames físicos feitos em casa ou unidades de saúde, os quais são transmitidos em tempo real para os médicos realizarem teleconsultas.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais