Pequeno Príncipe recepciona novos alunos das residências em Enfermagem e Multiprofissional - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe recepciona novos alunos das residências em Enfermagem e Multiprofissional

Com duração de dois anos, as especializações capacitarão enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e biomédicos para atuarem especificamente na saúde infantojuvenil
11/03/2014

O Complexo Pequeno Príncipe deu as boas-vindas a 27 novos alunos das residências de Enfermagem e Multiprofissional Imagem 019(Psicologia, Farmácia e Biomedicina). São profissionais que vieram de diversas cidades em busca de especialização voltada para a área da saúde da criança e do adolescentecom os diferenciais de humanização do atendimento e excelência técnico-científica. Eles permanecerão em formação por dois anos.

“Já conhecia o Hospital Pequeno Príncipe pelo trabalho realizado. Por isso, não tive dúvidas em escolher essa instituição para minha especialização. Espero crescer profissionalmente e contribuir com esse local tão referenciado”, destaca Graziele Cardoso de Sousa, residente de Enfermagem, que veio de Tangará da Serra, MT.

As práticas das residências não estarão restritas ao Hospital. Serão realizadas também nas unidades básicas de saúde de Curitiba e São José dos Pinhais.  “Os primeiros dias serão marcados pelo processo de integração aos cenários das práticas. Após os alunos conhecerem a realidade é que começarão a desempenhar as suas funções efetivas”, explica a coordenadora das residências de Enfermagem e Multiprofissional, Noeli Haack.

As especializações com o foco específico para a saúde infantojuvenil são exclusivas da Faculdades Pequeno Príncipe. A residência em Enfermagem, por exemplo, é a única oferecida no sul do Brasil. “As residências são um recurso de educação permanente que possibilitam a continuidade do estudo ao mesmo tempo em que é possível produz condições concretas para mudanças na atenção em saúde”, acrescenta a diretora de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdades, Rosiane Guetter Mello.

Além de beneficiar os alunos com a formação, as residências permitem manter o atendimento ao paciente em constante melhoria. “A presença do estudante no Hospital faz com que ocorra a interação efetiva entre a academia e a assistência, ou seja, entre a teoria e a prática. É uma troca de saberes com abordagens atuais do conhecimento”, finaliza Rosiane.

Residências do Pequeno Príncipe

Imagem 023 Referência em saúde infantojuvenil, o Pequeno Príncipe desempenha importante papel no ensino participando na formação de médicos e demais profissionais da área, como enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.

Na década de 1970, a instituição foi credenciada pelo Ministério da Educação a oferecer residência nas áreas médicas. Mas, muito antes disso, em 1935 abrigava a clínica pediátrica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Hoje, são oferecidas quatro especialidades em residência médica (pediatria, cirurgia pediátrica, cancerologia e ortopedia e traumatologia) e outras dez áreas de atuação, além dos estágios em especialidades pediátricas.

Em 2012, a Faculdades Pequeno Príncipe também foi credenciada pelos Ministérios da Saúde e da Educação para residências em Enfermagem e Multiprofissional. A primeira turma começou em 2013 e conclui a especialização em 2015

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais