Pequeno Príncipe promove workshop para investidores de São Paulo
Com o tema “Como obter vantagem competitiva por meio da criatividade e da inovação”, o Hospital Pequeno Príncipe realizou nesta quarta-feira, dia 31, o primeiro workshop para investidores em São Paulo. A atividade foi conduzida pelo professor Luiz Alberto Machado, economista formado pela Universidade Mackenzie, mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), vice-diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e coautor de vários livros.
De acordo com Machado, a busca pelo diferencial é hoje quase uma questão de sobrevivência das empresas. “Mas ser e fazer diferente passa, obrigatoriamente, pela inovação. E o pré-requisito da inovação é a criatividade. Não existe inovação sem criatividade”, considera.
Segundo Machado, é comum as pessoas considerarem que a criatividade é uma característica nata das pessoas. “De fato, potencial criativo todos têm. Mas o nosso cérebro é uma máquina fantástica e é programada para nos proteger. E a criatividade nos ameaça porque nos faz arriscar. Ou seja, paradoxalmente, o nosso cérebro trabalha contra o nosso potencial criativo”, fala.
Além disso, o professor cita o modelo educacional brasileiro que, na grande maioria dos estabelecimentos de ensino, não explora a criatividade. “Tudo isso faz com que nossa criatividade fique bloqueada. Destravar esse ‘sistema’ pré-programado requer exercícios e autoanálise constante”, considera.
Durante o workshop, os participantes puderam fazer exercícios para “destravar” sua criatividade. A analista de RH da Cremer, Bianca Oliveira, disse que participar de eventos como este agrega ao seu trabalho. “Também trabalhamos com comunicação e a criatividade é exigida no nosso dia a dia”, ressalta.
O investidor Luiz Rinaldi destacou também outro benefício de participar do workshop: “Foi uma excelente oportunidade de estar com outros empresários que também investem em causas sociais e que enriquecem a nossa convivência”, destaca.