Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II

Notícias

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
12/11/2025
Pequeno Príncipe Norte
Representantes do Cindacta II visitam o Pequeno Príncipe Norte. (Foto: Complexo Pequeno Príncipe/Wynitow Butenas)

O Pequeno Príncipe Norte, localizado no bairro Bacacheri, recebeu no último dia 5 de novembro representantes do Cindacta II (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) para uma visita técnica voltada ao conhecimento da área em construção e ao diálogo sobre o futuro das áreas verdes compartilhadas pelas duas instituições. Participaram do encontro o secretário-geral da Associação Mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro; o coronel aviador do Cindacta II Regilânio Isaias Aguiar de Melo; e as tenentes-coroneis médicas Isabela Bloise Alves Caldas Sawada e Paula Gomes Pereira Bicudo, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Uma parceria construída com história e propósito

A conexão entre o Pequeno Príncipe e a Força Aérea Brasileira vai além da proximidade geográfica. Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe, obra que inspira o nome do Hospital, foi também pioneiro da aviação e um piloto excepcional. O escritor integrou a Força Aérea Francesa e morreu em combate na Segunda Guerra Mundial. Sua trajetória, marcada pela sensibilidade, pela defesa da vida e pela paixão pelo planeta, aproxima simbolicamente a nossa instituição da FAB.

José Álvaro, que é membro honorário da Força Aérea Brasileira, destacou a relação histórica entre as instituições: “A parceria que temos com o Cindacta II e a FAB é muito sólida, baseada em respeito e confiança”, disse.

Integração das áreas verdes e futuro sustentável

Um dos principais temas da visita foi uma proposta sobre a grande área verde vizinha ao Pequeno Príncipe Norte, administrada pelo Cindacta II. A instituição apresentou a intenção de colaborar com a recuperação ambiental do espaço, replicando o trabalho já realizado em seu próprio território.

A proposta inclui:

  • retirada de espécies exóticas, como eucaliptos, pinus, alfeneiros, entre outros;
  • reintrodução de espécies nativas, como araucárias, imbuias, cedros e canelas;
  • proteção das nascentes existentes na área do Cindacta II;
  • engajamento da comunidade militar nessas ações, com ênfase na participação do grupo escoteiro sediado na área.

O conjunto das duas áreas forma a quarta maior área verde de Curitiba, reforçando a relevância do trabalho ambiental conjunto. “O meio ambiente não tem fronteiras. Trabalhar juntos é essencial para garantir um futuro sustentável para o Norte do município de Curitiba”, ressaltou José Álvaro.

Pequeno Príncipe Norte
O Pequeno Príncipe apresentou a intenção de colaborar com a recuperação ambiental do espaço, replicando o trabalho já realizado em seu próprio território. (Foto: Complexo Pequeno Príncipe/Wynitow Butenas)

Experiência sensorial no Pequeno Príncipe Norte

No início da visita, os representantes do Cindacta II também participaram de uma breve experiência sensorial. Eles provaram uma folha de stevia — tão doce quanto açúcar —, experimentaram uma frutinha de jambu, que provoca um leve tremor na língua, e conheceram a planta popularmente chamada de “catinga de mulata”, utilizada historicamente como base para perfumes artesanais. A vivência destacou a importância da biodiversidade das espécies vegetais para áreas como saúde, cosmética e alimentação.

Próximos passos

A visita marcou a primeira etapa para formalizar uma proposta de cooperação ambiental entre as instituições. A expectativa é que a união de esforços permita transformar toda a região — que abrigará o Hospital, o Instituto de Pesquisa e a Faculdades Pequeno Príncipe, além de um Jardim Botânico, trilhas e espaços culturais — em um espaço de referência em assistência, ensino, pesquisa, natureza e arte.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagramLinkedInYouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais