Pequeno Príncipe Norte: encontro apresenta projeto a moradores

Notícias

Pequeno Príncipe Norte: “Encontro com os Vizinhos” apresenta projeto a moradores do entorno

Reunião contou com 129 pessoas, incluindo vereadores, participaram da apresentação do empreendimento – em fase de liberação do alvará e com o início das obras previsto para o segundo semestre
06/06/2023
Pequeno Príncipe Norte
O “Encontro com os Vizinhos” contou com cerca de 130 participantes que puderam conhecer de perto o projeto do Pequeno Príncipe Norte.

Sábado ensolarado no outono curitibano e um encontro entre o passado e o futuro marcaram o dia 3 de junho de 2023. O relógio mostrava 9h45 quando os primeiros vizinhos da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) chegaram à sede da organização que há mais de 80 anos está no bairro Bacacheri e abrigará o Pequeno Príncipe Norte.

Desde 2012, o terreno que abriga a sede da AEW-PR foi cedido à Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe, com o compromisso de utilizar o local em prol da saúde da população. Onze anos depois, os vizinhos foram convidados, pela segunda vez – a primeira foi em 2018 – para inteirar-se das novidades previstas para o segundo semestre de 2023.

O “Encontro com os Vizinhos” contou com 129 participantes, sendo pelo menos 55 moradores dos arredores, além de três vereadores, representantes dadas entidades parceiras, colaboradores da  AEW-PR e do Pequeno Príncipe. Os participantes foram recebidos pelo diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, e pela diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

Investimento no Pequeno Príncipe Norte

A maquete do projeto do Pequeno Príncipe Norte – Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Juril Carnasciali – chamou atenção dos convidados. O empreendimento prevê dois novos hospitais, sendo um hospital-dia e um de alta complexidade, as sedes da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, e um centro cultural, além de um jardim botânico e bosque nativo.

“Em dez anos, o Pequeno Príncipe já investiu em projetos, documentações e questões básicas para a implantação deste grande projeto,  porque fazemos questão de fazer tudo certinho, dentro da lei. Agora, aguardamos o alvará de implantação para iniciar as obras”, destacou o diretor-corporativo.

Enquanto espera o alvará para poder iniciar as obras, a instituição não ficou parada e trabalhou na legalização do empreendimento. “Tudo que foi realizado desde 2012 foi em consonância com a regulamentação ambiental, com um planejamento detalhado da ocupação do terreno priorizando as áreas que já apresentam intervenção e preservando a área verde. O projeto prevê a integração da biodiversidade no terreno”, explicou a coordenadora-técnica de projetos ambientais da AAT Consultoria Ambiental, Annelissa Gobel Donha.

Mais saúde

Tirar o sonho do papel será um desafio. O Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica que capta recursos para o desenvolvimento das atividades. “Nós temos dinheiro para o Pequeno Príncipe Norte? Só um pouquinho para começar, mas temos certeza que com o apoio da comunidade conseguiremos, porque a nossa história começa com nãos. E nossas equipes têm a capacidade de transformar nãos em sins”, apontou a diretora-executiva.

Ety ainda apresentou dados impactantes: de cada três bebês que morrem de 0 a 1 ano de idade, dois poderiam ser salvos se tivessem acesso a um serviço de saúde de qualidade. Quando se observa a faixa de 0 a 6 anos, 44% poderiam ser salvos.

“Por mais que o SUS seja um sistema democratizador de saúde, nós temos no Brasil enormes lacunas, necessidades e vazios assistenciais em pediatria. Nós somos um hospital de Curitiba que atende crianças de todo o Brasil. Precisamos muito da ajuda de vocês. Ajudem compartilhar que algo tão extraordinário acontecerá aqui. Esse é um projeto de comunidade que é um legado que vamos construir juntos para o Brasil”, convocou a diretora-executiva.

Expectativa dos convidados

“Eu cumprimento a todos os integrantes da equipe Pequeno Príncipe, uma instituição de saúde humanitária e referência. Este é um passo importante para a instituição, mas também para a comunidade curitibana. Daremos apoio, dentro das possibilidades, a toda essa iniciativa e esperamos que, de fato, agora possa dar esse primeiro passo.”Sergio Renato Bueno Balaguer, vereador de Curitiba – União

“Fico muito feliz em vir e conhecer tudo sobre esse empreendimento. O Pequeno Príncipe vem fazendo na cidade um trabalho maravilhoso. Eu fico muito mais feliz sabendo que tudo o que a gente vê [na sede atual] vai se materializar aqui também, que é o cuidado, atenção com as pessoas, pensar no meio ambiente. Tudo poderia girar em torno desse mesmo pensamento do cuidado.”Giorgia Prates, vereadora em Curitiba – PT

“Sempre fui uma das pessoas que admirou a determinação e a persistência para a conclusão desse projeto, que é algo inusitado aqui na nossa região. O Hospital Pequeno Príncipe já é uma referência mundial e a gente fica feliz por estar aqui dentro da nossa querida Curitiba.”Hernani da Silva, vereador em Curitiba – PSB

“Certamente vai melhorar muito o atendimento, a assistência às crianças e, claro, de um modo geral, para Curitiba e várias cidades do Brasil – como já vem acontecendo. A população vem aumentando, e a saúde não acompanha devidamente como deveria, então esse hospital que agora está engatinhando, daqui a pouco há de se levantar. E isso traz uma expectativa muito grande para toda a população. Pra gente que mora aqui é uma satisfação muito grande.”Loecirio dos Santos Oliveira, médico e vizinho

“Estamos muito felizes com esse projeto, com ajuda, o incentivo que o Pequeno Príncipe está dando. Essa instituição só vem para agregar, para ajudar tanto a escola como a comunidade – que tem muita criança, muita gente que precisa desse atendimento do Hospital.”Maria Cecília Piciteli, presidente da Escola Menino Jesus, instituição parceira da AEW-PR que se dedica ao ensino fundamental na modalidade Educação Especial

“A gente sabe que vai trazer benefícios para nossa escola também. Claro que vai ter uma mudança, aquela movimentação, mas sabemos que é por um ponto positivo. Então para nós está sendo maravilhoso e a gente não vê a hora de ver ficar pronto”.Zenaide Stefano Guanaes, professora da Escola Menino Jesus

“Muito bom, excelente para todos nós ter o Hospital no nosso bairro. Vai melhorar também o bairro, vai ajudar a população do Paraná e do Brasil todo no crescimento de emprego, na saúde, na faculdade – com sabedoria para os jovens estudar. Como mãe, tenho que agradecer a Deus e a sabedoria dos médicos, dos hospitais que estou viva, graças a Deus.”Pierina Lucia de Bortoli Duarte, vizinha

  • Confira, no vídeo a seguir, mais detalhes de como foi o “Encontro com os Vizinhos”:

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
Ver mais