Pequeno Príncipe celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos

Referência em transplante pediátrico no Paraná, Hospital reforça a importância dos doadores manifestarem publicamente o desejo de doação
27/09/2015

selo_doacao_orgaosO dia 27 de setembro é lembrado como o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Como captador e receptor de órgãos para transplantes, o Pequeno Príncipe incentiva o engajamento da sociedade nesta causa que ajuda a salvar milhares de vidas.

Desde 1989, o Hospital realiza transplantes. Hoje, são captados e recebidos órgãos como rim, fígado e coração, além de tecidos como medula óssea e ossos. Em 2014, foram realizados 167 transplantes no total, sendo 29 de órgãos, 120 de tecidos e 18 de medula óssea.

Transplantes de órgãos no Brasil
Em janeiro deste ano, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) divulgou dados sobre a doação de órgãos no Brasil em 2014. O país registrou um crescimento nas doações e transplantes de órgãos. No total, foram 7.898 órgãos doados no ano passado, 3% a mais que em 2013.

O número de doadores também subiu de 13,5 por milhão de pessoas para 14,2 por milhão. Mesmo assim, o dado não atingiu a meta proposta pela associação, que era de pelo menos 15 por milhão. Até 2017, o objetivo da entidade é alcançar 20 doadores para cada milhão de pessoas.

CIHDOTT
A instituição mantém a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). A comissão se trata de um grupo multiprofissional que tem como responsabilidade contatar a família do paciente com morte encefálica, explicar como funciona a doação de órgãos, quais os benefícios que ela gera e como os familiares devem proceder para autorizar. Com o trabalho da CIHDOTT, o processo de doação funciona de maneira mais ágil e eficiente, além de atuar de acordo com os parâmetros éticos e morais.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais