Pequeno Príncipe celebra a formatura de 75 residentes

Notícias

Pequeno Príncipe celebra a formatura de 75 residentes

A entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica reuniu 350 convidados em uma noite de comemoração
01/03/2024
formatura de residentes
A formatura de residentes, evento tradicional da instituição, reuniu 350 convidados entre formandos, médicos, profissionais e familiares.

O Hospital Pequeno Príncipe realizou a entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica para médicos de diferentes áreas de atuação em pediatria e saúde da criança. A solenidade, que reuniu 350 convidados, foi marcada por muita emoção e homenagens nessa quinta-feira, dia 29.

Considerada o berço da pediatria no Paraná e um dos maiores centros formadores de pediatras, a instituição contribui para melhorar o cenário nacional da assistência oferecida às crianças e aos adolescentes. Os 75 formandos vão levar toda a excelência técnico-científica e o cuidado humanizado aprendidos para diferentes regiões do país.

formatura de residentes
Matheus Fernandes Leite recebeu o prêmio de melhor trabalho científico de 2023.

Destaque científico

Com o tema “Complicações infecciosas após o transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas em um hospital pediátrico”, o residente de pediatria Matheus Fernandes Leite recebeu o prêmio de melhor trabalho científico de 2023. O projeto de conclusão da residência teve como orientadora a hematologista Carmen Bonfim, responsável pelo Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital, e como co-orientadora, Juliana Bach, também médica da especialidade.

Profissionais homenageados

Ao longo de 51 anos de história dos programas de residência e especialização médica, profissionais de diferentes serviços compartilham diariamente seus conhecimentos e experiências, o que é fundamental para a formação de excelência de novos especialistas. Entre esses profissionais estão o gastroenterologista pediátrico Mario Vieira e a ortopedista pediátrica Dulce Grimm, que foram homenageados por suas equipes durante a formatura.

formatura de residentes
O gastroenterologista pediátrico Mario Vieira recebeu uma homenagem.

“Quero agradecer por esse reconhecimento, é uma honra. É muito bacana ver que, não só na gastroenterologia, mas em todas as áreas do Hospital, as equipes têm muita dedicação e vontade de fazer mais todos os dias. Só tenho a agradecer por poder ser uma gotinha nesse oceano de conhecimento, assistência e de divisão de responsabilidades para sempre fazer o melhor pelo paciente, pela ciência e pela melhoria da medicina”, enfatizou Mario Vieira.

formatura de residentes
A ortopedista pediátrica Dulce Grimm também recebeu uma homenagem.

“Gratidão, compaixão, dedicação, empatia, conhecimento e sempre lembrar do foco no paciente para poder ajudar é o que sempre busco passar para os residentes, porque tudo isso é fundamental para a prática da medicina. Já fui residente no Pequeno Príncipe e acompanhei o crescimento e a evolução do Serviço de Ortopedia, então eu só tenho a agradecer a todos”, frisou Dulce Grimm.

Cumprimentos aos formandos

A diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, parabenizou os formandos e reforçou a importância de cada um no cuidado de crianças e adolescentes. “Vocês escolheram uma profissão que é muito mais do que uma profissão, é uma missão. Vocês atuam para que todas as crianças tenham oportunidade de vida e de qualidade de vida. Tenham sempre, em tudo o que fizerem, a integridade, a força, a sensibilidade e a coragem das suas almas. Parabéns”, disse.

“A remuneração emocional do olhar de uma criança é algo que não tem preço. Então, quando atendemos alguém, nós devemos sempre fazer o melhor e levar o nosso conhecimento da forma mais justa possível. Vocês são sementes de defesa das nossas crianças. Hoje, com muitos esforços e milhares de variáveis, vocês estão capacitados e treinados para exercer a profissão com qualidade. Vocês são da família Pequeno Príncipe, obrigado a todos”, ressaltou Donizetti Giamberardino Filho, diretor-técnico da instituição.

formatura de residentes
Há 51 anos, o Pequeno Príncipe é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como instituição formadora em residências médicas.

Formatura da residência multiprofissional

A quinta-feira, dia 29, também foi marcante para os 32 residentes que receberam seus certificados de especialistas em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdades Pequeno Príncipe. Entre eles, enfermeiros, psicólogos, biomédicos e farmacêuticos. Um formando de cada área também foi premiado com o título de melhor trabalho científico, sendo:

– Enfermagem: “Cuidado, fogo à vista: gamificação na prevenção de queimaduras infantis”, com a formanda Letícia Machado Ferreira.

– Biomedicina: “Estudo epidemiológico comparativo sobre violência infantil antes e durante a pandemia de covid-19 em hospital pediátrico”, com a formanda Samara Araujo Krubniki.

– Farmácia: “Perfil clínico do uso de imunoglobulina em crianças com cardiopatia congênita de uma unidade de terapia intensiva pediátrica cardiológica”, com a formanda Amanda Caroline De Toledo.

– Psicologia: “Fatores que influenciam a adesão ao tratamento de adolescentes em hemodiálise: uma análise funcional de casos clínicos”, com a formanda Maiara Nawroski dos Santos.

Os programas de residência e especialização médica

Há 51 anos, o Pequeno Príncipe é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como instituição formadora em residências médicas. Desde a década de 1930, a instituição recebe estudantes de Medicina; à época, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal.

Hoje, o Hospital oferece seis programas de residência médica: Pediatria, Cirurgia Pediátrica, Cancerologia Pediátrica, Ortopedia e Traumatologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência, e Medicina da Família e Comunidade. E nove cursos de especialização em Saúde da Criança e do Adolescente, sendo nas áreas de cardiologia pediátrica, neurologia pediátrica, medicina intensiva pediátrica, neonatologia, nefrologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica, nutrologia, reumatologia e pneumologia pediátrica.

Além disso, o Pequeno Príncipe desempenha papel fundamental na formação de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da área de saúde.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais