Palestra no Pequeno Príncipe treina enfermeiros em prevenção e tratamento de lesões de pele
A prevenção e o tratamento de lesões de pele foram os temas abordados em uma palestra realizada na manhã desta quinta-feira, 7 de agosto, no Hospital Pequeno Príncipe. Enfermeiros da instituição e de outros hospitais participaram do Café Científico, organizado em parceria com a (Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest Seção PR).
De modo didático e interagindo com o público presente, o doutor Paulo de Carvalho, médico que atua em Miami (USA), falou sobre a utilização da Escala de Braden Q, uma adaptação da escala de Braden que foi validada para a população pediátrica. A Escala de Braden Q deve ser usada para avaliação de lesões de pele em pediatria e é uma exigência da ONA (Organização Nacional de Acreditação), porque possibilita a assistência segura e livre de danos para os pacientes.
No Pequeno Príncipe o evento foi realizado pelo Setor de Educação Continuada e a Comissão de Curativos. O Hospital tem a intenção de adotar a Escala de Braden Q e a palestra serviu como treinamento para parte da equipe. A Escala é constituída por sete subescalas (mobilidade, atividade, percepção sensorial, umidade, fricção, nutrição e perfusão tecidual), todas classificadas de 1 a 4, e o intervalo de pontuação pode variar de 7 a 28, sendo que quanto menor a pontuação, maior é o risco.
A Sobest tem promovido o desenvolvimento técnico e científico de seus membros e de outros profissionais da área de saúde. A estomaterapia é voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.