Oficinas do projeto ConversArte encantam os pacientes do Pequeno Príncipe
Uma troca de experiências, ideias e inspirações por meio de encontros multiartes. Este é o ConversArte, um projeto que tem como objetivo pautar a arte no cenário cultural paranaense por meio de bate-papos, exposições e oficinas criativas. Realizada pela Montenegro Produções Culturais, a iniciativa tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe, espaço em que ocorreram várias atividades de extensão para os pequenos.
“As oficinas de criatividade foram idealizadas para estabelecer um diálogo conceitual com o projeto e proporcionar às crianças participantes uma série de vivências práticas, aproximando assim o discurso da sua realidade”, destacou Carolina Montenegro, coordenadora geral do projeto. Os temas compartilhados com os meninos e meninas durante os encontros foram cinema, stop motion, quadrinhos, ilustração e estêncil.
Evelyn Vicente, de 10 anos, acompanhou várias oficinas do ConversArte e não escondeu a empolgação com o projeto. “Eu estava um pouco desanimada, então eles vieram no meu quarto e me chamaram para participar. Na hora eu disse: ‘Mãe, eu quero’. Foi muito legal fazer arte, fiz coisas que podem até servir de decoração para o meu quarto. Ah, e você sabia que pelas fotos da para fazer um filme?”, disse a menina referindo-se as oficinas de stop motion.
O projeto segue para o seu penúltimo encontro com os cineastas Fernando Meirelles e Marcos Magalhães, no dia 15 de outubro, no Teatro Bom Jesus. A pauta inicial do evento trará uma abordagem sobre a “Produção Audiovisual Contemporânea: Linguagens, Formatos e Indústria Cultural”. Na ocasião, os artistas também visitarão o Hospital Pequeno Príncipe.
O ConversArte será encerrado no dia 27 de novembro, com a presença dos artistas OSGEMEOS e Ronaldo Fraga em uma conversa sobre “Enredo Brasil: Folclore, Lendas e Cotidiano no retrato da arte”. A ação ocorrerá juntamente com a exposição “Bicicletas e Grafitti”,de Thiago Syen.