Oficina de teatro ensina crianças a brincar com as próprias sombras - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Oficina de teatro ensina crianças a brincar com as próprias sombras

A iniciativa, além de desenvolver a imaginação dos pequenos, traz o clima do Festival de Curitiba para dentro do Pequeno Príncipe
30/03/2015

Dar asas à imaginação é cada vez mais difícil, já que com tantos recursos tecnológicos tudo parece simples e fácil demais. Para fugir à regra, as crianças em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe tiveram uma oportunidade diferente na tarde desta segunda-feira, dia 30. Uma ação entre a instituição e a empresa de higiene e limpeza Mili promoveu uma oficina de teatro de sombras para os pacientes e alunos da creche do HPP, que ficaram animadíssimos com as inúmeras possibilidades de criação a partir das próprias mãos.

Macacos, rinocerontes, borboletas, leões e cachorros ganharam vida no imaginário dos pequenos, que emitiram até mesmo os sons dos bichos enquanto brincavam com as sombras. Para Katiane Vorma, mãe da paciente Helena, a iniciativa é muito bacana, porque traz o teatro a quem nem sempre pode se deslocar até ele. “Eles estão aqui internados e, além de se distrair, têm acesso à cultura, isso é muito legal”, afirmou.

Engana-se quem pensa que a diversão acaba no final da oficina. De acordo com a gestora de marketing da Mili, Cinthia Micheleto, a simplicidade do teatro garante que ele continue em casa e também nos quartos do Hospital. “É muito fácil de reproduzir, basta uma parede e uma fonte de luz”, relatou.

Além da oficina no Pequeno Príncipe, a Mili promove – juntamente com o Ministério da Cultura – a mesma interação com as crianças durante o Festival de Curitiba, com a mostra Guritiba. As apresentações vão até o dia 5 de abril, no Museu Oscar Niemeyer. Para mais informações, acesse festivaldecuritiba.com.br/guritiba.

+ Notícias

25/02/2026

Como diferenciar o bicho-de-pé e o bicho geográfico?

Saber identificá-los evita complicações, infecções e dor desnecessária
24/02/2026

Nota de repúdio à decisão do TJ-MG

O Hospital Pequeno Príncipe, há mais de cem anos, atua pela defesa da proteção integral de crianças e adolescentes
18/02/2026

Dieta cetogênica no controle da epilepsia

Estratégia nutricional terapêutica ajuda a reduzir crises em crianças com quadros de difícil controle
09/02/2026

Bebê engasgado: como agir?

Reconhecer os sinais e aplicar corretamente as manobras é fundamental enquanto o serviço de emergência não chega
02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
Ver mais