Observatório COVID-19: conheça mais sobre essa iniciativa inédita do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Observatório COVID-19: conheça mais sobre essa iniciativa inédita do Pequeno Príncipe

Implantada no início deste ano no Hospital em função da pandemia do coronavírus, a ação estratégica já apresenta resultados práticos em benefício da saúde de crianças e adolescentes
11/08/2020
Por meio de diferentes iniciativas, o Pequeno Príncipe busca manter a excelência no atendimento a crianças e adolescentes.

Exemplo de planejamento estratégico institucional, o Observatório COVID-19 do Pequeno Príncipe está se destacando como uma prática de sucesso. A iniciativa foi um dos pontos fortes da avaliação remota para a manutenção do Nível 3 da Acreditação ONA, no início de junho.

O Observatório é um registro de dados e informações relacionados ao enfrentamento da COVID-19 no maior hospital pediátrico do Brasil. O propósito é reunir, em um único ambiente virtual, tudo o que está sendo feito pelas diferentes equipes – tanto as necessidades que surgiram a partir da pandemia como as novas soluções adotadas. Esse material é utilizado para subsidiar as melhores decisões, os planos de ação e os desfechos clínicos, visando a excelência na assistência ao paciente e familiar, bem como na maior proteção e atenção aos profissionais da instituição.

“A ideia surgiu por meio da Diretoria Corporativa, a partir de uma preocupação com ações cada vez mais efetivas e estratégicas, a partir do registro de dados consistentes, para manter a sustentabilidade da missão do Hospital, especialmente neste momento tão delicado. Os demais diretores apoiaram a criação do Observatório que, além de auxiliar nesta pandemia, será um legado institucional para situações futuras semelhantes, com memórias e lições aprendidas disponíveis para as novas gerações”, salienta o diretor corporativo José Álvaro da Silva Carneiro.

Como funciona o Observatório
Em uma ferramenta – com ajustes dinâmicos, conforme o cenário – estão concentradas as informações. Há um painel com os principais indicadores, que pode ser analisado por mês ou acumulado no período. Também há abas para cada área de atuação, que vai desde epidemiologia até suprimentos, além de um drive com documentos importantes, que podem ser acessados por todos os gestores.

O Observatório é um registro de dados e informações relacionados ao enfrentamento da COVID-19 no maior hospital pediátrico do Brasil.

Lideranças de setores estratégicos e supervisão das diretorias repassam os dados previamente alinhados para o setor de Projetos, que inclui na tabela, ou eles mesmo fazem a alimentação destes dados. O Comitê Central de Monitoramento da Covid-19 no Hospital realiza leituras e encaminha as ações pertinentes.

Neste mês de agosto está previsto um encontro virtual do Fórum Estratégico para apresentar os resultados do Observatório até o momento. Dentre eles, destaque para a retomada das cirurgias eletivas essenciais, ampliação dos exames, novos protocolos de assistência e mobilização de captação de recursos específicos para o enfrentamento do coronavírus.

“Hoje temos um ‘pote de ouro’ para garimpo das informações relacionadas ao enfrentamento da pandemia. É importante compartilhá-lo para que todos se enriqueçam ao conhecê-lo e utilizá-lo”, finaliza a coordenadora operacional da iniciativa, Thelma Alves de Oliveira.

+ Notícias

29/11/2022

Dia de Doar: renúncia fiscal tem potencial de arrecadar até R$ 8 bilhões

Data criada há 20 anos nos Estados Unidos pretende fortalecer cultura de doações no Brasil. Doações via Imposto de Renda podem ser feitas até dia 29 de dezembro
25/11/2022

Hemodinâmica: cateterismo evita cirurgias de grande porte em neonatos

O serviço do Hospital Pequeno Príncipe é referência nacional em pediatria e, em 2021, realizou 297 cateterismos
24/11/2022

Pequeno Príncipe vence o Prêmio Líderes Regionais Paraná 2022

A instituição foi premiada na categoria ESG – Responsabilidade Social. O reconhecimento destaca empresas, organizações e empresários que contribuíram para o desenvolvimento do estado
23/11/2022

Câncer pediátrico: diagnóstico precoce pode salvar até 84% dos pacientes

Referência nacional no tratamento de doenças onco-hematológicas há meio século, Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre sintomas
21/11/2022

Pequeno Príncipe atua na prevenção da resistência aos antimicrobianos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,3 milhão de pessoas morram a cada ano devido aos efeitos dessa resistência  
20/11/2022

Dia Mundial da Criança chama atenção à defesa de direitos

Em sua trajetória centenária, o Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas  
Ver mais