Novo método de tomografia computadorizada pode detectar câncer de mama precocemente
O resultado de um dos estudos que aumenta a esperança das mulheres na detecção do câncer de mama foi apresentado ontem no II Simpósio Internacional de Nanobiotecnologia. Trata-se de uma ferramenta baseada na tomografia computadorizada por espelhamento de raio X para detectar precocemente o câncer de mama.
O estudo, que está em fase inicial, é desenvolvido no Laboratório Deutsches-Elektronen-Synchrotron, na Alemanha, por um pesquisador do Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, André Conceição. Segundo ele, o novo método permite o espelhamento da imagem. Os procedimentos atuias, como a mamografia convencional, utiliza a radiação espalhada transmitida pela mama causando borrões na imagem.
De acordo com a pesquisa, por meio do espelhamento de raio X é possível identificar todo o volume da mama e não apenas de uma imagem gerada dentro de um plano. “A tomografia por espelhamento permite visualizar os avanços moleculares dos tecidos da mama, detectando a região do câncer em estágio bem inicial”, afirma. “Nesse novo método defendido, a imagem rejeitada também passa a ser observada como um potencial técnico para diagnóstico de câncer de mama”, diz Conceição.
O estudo está em fase inicial. Até o momento foram realizadas amostras in vitro. A sequência da pesquisa será com amostras maiores até chegar a um protótipo clínico.
Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que em 2013 devem surgir 50 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Quanto antes a doença for detectada, maiores são as chance de cura, podendo chegar a 90%.