Nota de falecimento do Dr. Nilson Santos
O Pequeno Príncipe se solidariza com familiares, amigos e todos os profissionais que conheceram e conviveram com o médico Nilson Santos, que faleceu nesta segunda-feira à noite, dia 12, em Curitiba, vítima de infarto. Com 87 anos de idade, era membro do conselho do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e marido da pesquisadora e diretora de Relações Institucionais do IPP, Dra. Mara Lúcia Cordeiro.
O médico ficou conhecido pela sua trajetória profissional de sucesso como radiologista nos Estados Unidos. Por décadas, manteve clínicas em Los Angeles. Foi médico e amigo pessoal do rei do futebol Pelé.
“O Dr. Nilson foi um dos grandes incentivadores da criação do Instituto de Pesquisa e, junto com a Dra. Mara, responsável pela aproximação do Pequeno Príncipe com o Pelé. Juntos acreditamos e ousamos pelo desenvolvimento da ciência e do direto a vida,” destaca a diretora-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.
Em entrevista para o livro Um Hospital de Crianças, que marcou os 93 anos do Pequeno Príncipe, Dr. Nilson demonstrou a sua confiança e expectativa com a ciência produzida no IPP. “Na época da criação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Dra. Mara podia escolher entre ficar na Califórnia ou vir para o Brasil. Eu acreditava que o Brasil não precisava de mais médicos, mas sim de mais ciência. A medicina do Brasil tem qualidade, mas a ciência estava engatinhando. Com a criação do Instituto de Pesquisa eu acreditei que poderíamos colocar Curitiba no mapa científico do Brasil”, afirmou o médico.
Com sua elegância e gentileza para com todas as pessoas, foi uma grande figura humana, que já deixa saudades e será para sempre lembrado na história centenária do Pequeno Príncipe. Ele deixa a esposa e dois filhos.