Neurologista do Pequeno Príncipe participa do Seminário de Conscientização das Doenças Raras - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Neurologista do Pequeno Príncipe participa do Seminário de Conscientização das Doenças Raras

O evento, realizado na Assembleia Legislativa do Paraná, reuniu instituições governamentais, entidades de saúde e associações de pais engajadas no assunto
24/02/2017
Foto: Pedro de Oliveira / Alep

A neurologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, Mara Lúcia Schimitz Ferreira Santos, participou do Seminário de Conscientização das Doenças Raras, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná no dia 22 de fevereiro. A médica ressaltou a importância da representação e resiliência dos pais no combate às enfermidades.

Foto: Pedro de Oliveira / Alep

Segundo a especialista, ao conviver com as doenças, os pais aprendem a arte de viver. “Independentemente do sofrimento e de estarem frequentemente em hospitais, os pais se mantêm felizes e solidários. Eles são os verdadeiros responsáveis pela divulgação das enfermidades consideradas raras”, destacou a neurologista.

O evento foi alusivo ao Dia Mundial das Doenças Raras, lembrado internacionalmente em 29 de fevereiro – este ano celebrado no dia 28 –, e reuniu representantes de diversas instituições governamentais, entidades de saúde e associações de pais, além da deputada estadual Maria Victoria Borghetti Barros, defensora da causa, e do Coordenador de Gestão do Núcleo Estadual do Paraná do Ministério da Saúde, Alexandre Teixeira.

Na ocasião, também palestraram o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Juliano Schmidt Gevaerd, a farmacêutica bioquímica e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Mouseline Torquato Domingues, e a representante do Grupo Paraná de Doenças Raras, Daiane Kock.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais