“O mundo dos insetos” é apresentado aos pacientes do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

“O mundo dos insetos” é apresentado aos pacientes do Pequeno Príncipe

Uma parceria com professores da UFPR e da UEL leva ao Setor de Educação e Cultura os benefícios que os insetos têm no controle de pragas
28/05/2014

Pacientes conferem insetos que são utilizados no controle de pragas.As crianças do Pequeno Príncipe receberam com entusiasmo e olhares curiosos a apresentação “O mundo dos insetos” do professor e entomologista Maurício Ursi Ventura da Universidade Estadual de Londrina. A atividade foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 28 de maio, no setor de Educação e Cultura do Hospital.

Projeto destacou a importância que os insetos têm no controle de pragas. “É interessante ensinar sobre o controle biológico natural para as crianças. Essa é uma opção muito mais saudável para as pessoas e o meio ambiente por não utilizar agrotóxicos”, explica Ventura.

Os pacientes prestaram muita atenção às explicações e aprenderam sobre besouros, libélulas, formigas entre outros insetos, mas o melhor, foi ter a oportunidade de ver eles de perto. O público de idade variada demonstrou muito interesse sobre o assunto, participando ativamente.

Darla Leilane Choinacki, de nove anos, que diz querer ser bióloga quando crescer, foi uma das mais participativas respondendo perguntas e identificando todos os insetos mostrados pelo professor. “Adoro bichos, sempre assisto programas sobre eles na TV e pesquiso na internet também”, conta.

Idealizador do projeto, o professor e químico Francisco de Assis Marques, da Universidade Federal do Paraná, destaca a importância de difundir o conhecimento científico de uma forma divertida para o público infantil. Marques acrescenta que acredita que deveria existir uma interação maior entre universidades, escolas e hospitais. “É extremamente recompensador ver o engajamento das crianças, acho muito importante que o tempo em que as crianças estejam internadas seja aproveitado para a educação e a universidade pode e deve participar desse processo”, explica.

Os professores pensam em trazer mais projetos assim para as crianças do Hospital como experimentos e atividades interativas, “queremos mostrar que a ciência pode estar próxima do cotidiano delas,” conta Marques.

Crianças verificaram de perto os insetos que contribuem com o controle de pragas.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais