Mundo das fadas invade Curitiba e Rio de Janeiro - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Mundo das fadas invade Curitiba e Rio de Janeiro

O novo livro de Fernanda Salgueiro, Fada de Botas e o Menino Adormecido, foi lançado nas duas cidades com um único objetivo, incentivar ainda mais crianças ao hábito da leitura
16/05/2016

A escritora Fernanda Salgueiro, autora do livro Fada de Botas e o Menino Adormecido, participou de um encontro para lá de especial com vários meninos e meninas nos dias 11 e 14, em Curitiba e no Rio de Janeiro, respectivamente. A Biblioteca Pública do Paraná e a Biblioteca Parque Estadual foram os palcos desse momento cheio de surpresas.

Lanternas entregues para as crianças na entrada do lançamento recriaram vaga-lumes e deixaram fluorescentes desenhos feitos com canetinha nas mãos dos pequenos. “Eu sabia que era um vaga-lume. A fada Amanda, agora, é a minha amiga”, contou Luiza Passos, de três anos.

“Fada de Botas e o Menino Adormecido”, com ilustrações de Maureen Miranda e Rogério Borges, é o segundo livro da série “Fada de Botas”, um projeto de incentivo à leitura, que fomenta e democratiza o acesso ao livro, por meio da distribuição gratuita dos exemplares. Outro diferencial é a promoção ao hábito de ler, com a contação da história pela autora em escolas, bibliotecas, e, até, no Pequeno Príncipe, o maior hospital pediátrico do país e uma das instituições beneficiadas pelo projeto.

Foi uma conversa de Fernanda com um paciente do Hospital que a motivou a escrever. “Eu dei um livro para criança, ele o abraçou e perguntou se era de presente mesmo ou se tinha que devolver. Depois que vi sua alegria e soube que ele nunca tinha ganhado um livro anteriormente, pensei: posso ajudar a mudar isso”, relatou.

O desejo foi ainda mais instigado após ter acesso aos dados da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil. “Descobri o que já imaginava, que 86% dos não leitores nunca ganharam um livro na vida. Já 40% dos que leem foram incentivados durante a infância. O dado foi decisivo para o desenvolvimento do projeto. “Meu objetivo é levar a oportunidade de leitura para a maior quantidade possível de crianças”, reforçou a autora.
Depois da contação de histórias, Fernanda e os ilustradores receberam homenagens, tiraram fotos e ainda participaram de uma sessão de autógrafos do livro.

A história
Amanda, um fada diferente e curiosa, adora observar os humanos que moram na Cidade das Pessoas. Em uma tarde, depois da escola, ao passear pelo Bosque das Fadas encontra uma estranha luz “piscante”. “Será uma fada perdida? Ou uma joaninha brilhante?” Ao seguir a estranha luz até uma casa na cidade, ouve um humano pedindo ajuda. “Eu quero acordar, mas não consigo”, diz ele. Amanda sem pensar nas consequências, resolve levá-lo ao Mundo das Fadas. Um humano no Mundo das Fadas? E agora, como Amanda vai resolver essa confusão?

O projeto Fada de Botas e o Menino Adormecido foi viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio das empresas: Cesbe S.A. Engenharia e Empreendimentos, Fresenius Medical Care Ltda.,  Nunesfarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda., Procópio Indústria e Comércio Ltda. e Tratornew S/A.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais