Incidência de micoses aumenta no verão
O calor intenso e a umidade faz com que a incidência das micoses seja maior no verão. Nessa época do ano, as pessoas ficam mais expostas a ambientes propícios à contaminação, como a areia da praia, lava-pés das piscinas, pisos dos vestiários e banheiros desconhecidos, além do próprio chão. Com as crianças, o cuidado deve ser redobrado, já que elas acabam levando com frequência as mãos à boca.
Os fungos e micro-organismos atacam unhas, pelos e pele. “Os sintomas mais frequentes são coceiras constantes, irritação, vermelhidão e descamação”, explica o infectologista do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Júnior. As feridas se manifestam nas extremidades, áreas mais úmidas do corpo.
De acordo com o médico, algumas medidas simples podem ser tomadas para evitar as micoses.“Usar calçados abertos, não ficar com roupas úmidas e preferir as de algodão, além de secar bem as extremidades do corpo”, destaca o profissional. Outra medida importante é a hidratação. “Ela retira a oleosidade da pele impedindo que o fungo se aloje”, aponta.