Um centro de educação infantil pode ser um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional das crianças.
Um centro de educação infantil pode ser um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional das crianças ainda nos primeiros anos de vida (Primeiríssima Infância). Além de oferecer uma rotina estruturada, proporciona a interação com outros meninos e meninas. Nesse sentido, ensina como compartilhar, esperar a vez e resolver conflitos de forma construtiva. As atividades pedagógicas também estimulam o aprendizado e a criatividade.
Vantagens de um centro de educação infantil
O neuropediatra Anderson Nitsche, do Hospital Pequeno Príncipe, menciona que um centro de educação infantil pode oferecer às crianças um ambiente rico em estímulos. “Meninas e meninos aprendem a se comunicar, a lidar com emoções e a resolver problemas, estimulando e construindo redes neurais relacionadas à linguagem, coordenação motora, cognição e habilidades sociais. Ainda mais, ambientes estruturados podem acelerar o desenvolvimento de funções executivas como planejamento, organização, controle emocional e motor”, explica.
Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção, que são estimuladas por meio de:
rodas de conversa, de música, de dança, de contação de histórias, de jogos de imitação, entre outras;
atividades lúdicas e de exploração, que incentivam a curiosidade e a resolução de problemas; e
rotina, regras e jogos organizados, que ajudam a desenvolver controle da capacidade de resistir aos seus impulsos e atenção sustentada.
Qual é a melhor idade para colocar a criança num centro de educação infantil?
Um centro de educação infantil pode oferecer às crianças um ambiente rico em estímulos.
Não existe uma idade exata, mas entre 1 e 2 anos de idade é um momento comum para iniciar a socialização em grupo. Entretanto, o neuropediatra reforça que isso depende do desenvolvimento individual e da capacidade da criança de afastar-se dos cuidadores com tranquilidade. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina que a educação infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade.
O que avaliar antes dessa decisão?
Prontidão emocional da criança
Se demonstra sinais de segurança, independência e interesse em interagir com colegas e participar das atividades.
Qualidade do ambiente
Infraestrutura, equipe, segurança e pedagogia são fatores cruciais para que a experiência seja positiva. Além disso, é aconselhável optar por um centro de educação infantil próximo de casa, para evitar longos deslocamentos.
Valores a serem transmitidos
Avaliar se os valores educacionais estão alinhados com os da família. Isso inclui pensar sobre a importância da vida em comunidade, que implica a participação dos pais e cuidadores na construção de relações saudáveis com outros responsáveis e com os profissionais da educação.
Processo de adaptação
Para ajudar na adaptação, pais e cuidadores podem introduzir a criança gradualmente, participando dos primeiros momentos e criando uma rotina de despedida segura e tranquila.
O médico ressalta que o primeiro ano pode trazer um aumento nas infecções respiratórias e gastrointestinais, devido ao convívio com outras crianças. “Em média, ocorrem de 8 a 12 episódios infecciosos nesse período, o que é comum. Para tanto, é recomendável conversar com o pediatra sobre como fortalecer a imunidade da criança e lidar com essas situações”, comenta.
Centro de educação infantil, babá ou familiar?
A escolha entre essas opções depende das prioridades e da realidade de cada família. Contudo, é fundamental que a criança se sinta acolhida, segura e estimulada em seu desenvolvimento, com uma rotina que respeite sua individualidade e crie uma base sólida para as futuras etapas de sua vida.
Centro de educação infantil: ideal para famílias que buscam socialização e estímulos pedagógicos estruturados. Auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor da criança, além de oferecer um ambiente com rotinas que promovem a disciplina e o aprendizado.
Babá: oferece um cuidado individualizado, que pode ser importante para o ritmo de cada criança. O foco é diretamente nas necessidades dos pequenos, respeitando as etapas individuais de desenvolvimento.
Familiares: ser cuidado por um parente, como os avós, pode trazer segurança emocional à criança. O parente tende a seguir as práticas e os valores familiares, o que pode proporcionar um ambiente mais coeso e familiar para os pequenos.
Programa Primeiríssima Infância
O objetivo do Programa Primeiríssima Infância, do Hospital Pequeno Príncipe, é empoderar os cuidadores, durante o tempo de internamento, por meio do compartilhamento de informações e reflexões sobre temas relacionados ao desenvolvimento infantil. Essa troca de informações com os pais ou responsáveis pelos pacientes ocorre via rodas de conversa e diversas oficinas – como as de musicalização, relaxamento, brinquedos e brincadeiras, shantala e leitura.
Confira, na playlist a seguir, mais informações sobre a Primeiríssima Infância:
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. E a iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e Bem-Estar (ODS 3).
Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
O Pequeno Príncipe busca ampliar o debate sobre a relação entre o meio ambiente e a saúde integral e global, ao chamar atenção para a preservação do manancial, maior rio do Paraná
Coletamos Cookies* (pequenos pedaços de informações armazenados no seu computador) para verificar quem você é. Alguns desses cookies são usados para autenticação do Usuário e outros para conveniência, para ‘lembrar’ de você e suas preferências, seja para uma única visita (por meio de um ‘cookie de sessão’) ou para várias visitas repetidas (usando um ‘cookie persistente’). *Cookie: arquivo colocado em seu computador para rastrear movimentos dentro do site, como visitas as páginas e anúncios. Cookies não armazenam informações pessoais sem que você as tenha fornecido e não coletam informações registradas em seu computador.
Cookies Necessários são os cookies essenciais para fazer com que o nosso site funcione corretamente, permitindo que o Usuário navegue e utilize o site com todas as suas funcionalidades. A recusa desses cookies implica em não funcionamento de parte do site.
Cookies de Redes Sociais permitem que o Usuário acesse nossas campanhas e plataformas de doação a partir de links e leads lançados em nossas plataformas sociais e, após o término da respectiva campanha, permitem que o PEQUENO PRÍNCIPE faça o retarget dos potenciais doadores buscando nova arrecadação de doações.
Cookies de Desempenho são os cookies que permitem entender como o usuário interage com o site, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo gasto no site e eventuais problemas encontrados. Esses cookies ajudam a melhorar o desempenho do site e não identificam o usuário, sendo todos os dados coletados e agregados anonimamente.
Cookies de Conveniência permitem que nosso site lembre das escolhas feitas pelo Usuário, facilitando o acesso e utilização da nossa plataforma em uma próxima oportunidade. Esses cookies podem coletar informações pessoais divulgados pelo próprio usuário e expiram aproximadamente após um ano de sua armazenagem.